Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver sem beber água?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2021 às 11h40

Link copiado!

Damir Spanic/Unsplash
Damir Spanic/Unsplash

Você já parou para questionar quanto tempo um ser humano consegue sobreviver sem água? A saúde de uma pessoa, o clima e os níveis de atividade física do indivíduo ajudam a determinar quanto tempo uma pessoa vai durar sem água. Idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas fazem parte do grupo de risco no que diz respeito à desidratação.

Por enquanto, não há um indicador exato de quão rápido a desidratação mataria uma pessoa, mas a estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos.

Segundo especialistas da Washington University, em um ambiente muito quente, um adulto pode perder entre 1 e 1,5 litros de suor por hora. Normalmente, quando uma pessoa está desidratada o suficiente para ficar doente, ela também está sofrendo de superaquecimento, o que significa que a temperatura interna do corpo está muito alta.

Continua após a publicidade

De acordo com as diretrizes do Serviço Nacional de Saúde de 2009 no Reino Unido, a desidratação severa ocorre quando uma pessoa perde cerca de 10% de seu peso total devido à perda de água. Mas com perda de até 1,5 litro de água por hora em um dia quente, esse tipo de desidratação pode acontecer muito mais rápido.

Uma vez que os níveis de água de uma pessoa caem abaixo de uma quantidade saudável, os sintomas característicos aparecem:

  • Sede
  • Pele seca
  • Fadiga
  • Tontura
  • Confusão
  • Boca seca
  • Respiração acelerada
Continua após a publicidade

Segundo os especialistas, se a desidratação for muito severa, os pacientes ainda podem estar em choque, sem responder. Também pode haver um mal-estar generalizado. Os médicos observaram que outras condições também podem causar esses sintomas, então nem sempre está claro que a desidratação é a culpada.

Conforme os níveis de água caem dentro do corpo, o líquido é desviado para encher órgãos vitais com sangue, fazendo com que as células do organismo encolham. Conforme a água sai das células cerebrais, o cérebro se contrai e os vasos sanguíneos dentro do crânio podem se romper.

Fonte: Live Science