"Seios de Ozempic" são suposto novo efeito colateral do remédio
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Com a popularização dos remédios conhecidos como agonistas do receptor GLP-1, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e na perda de peso, a “internet” não para de descobrir novos supostos efeitos colaterais e viralizar estes termos na redes sociais, como os “seios de Ozempic”.
- "Bebês Ozempic" | A possível relação entre semaglutida e gestação
- Novos Ozempic: remédios prometem perda de peso
Embora a expressão popular seja “seios de Ozempic” nada impede que este efeito também ocorra em pacientes que utilizem outras canetas emagrecedoras, como Wegovy (semaglutida) ou Mounjaro (tirzepatida). De forma simples, o termo é usado para descrever o aumento de flacidez dos seios em consequência do emagrecimento.
Recentemente, outras expressões já viralizaram em relação aos efeitos das canetas emagrecedoras, como “cabeça de Ozempic” para se referir ao suposto destaque que a cabeça ganha com o corpo mais magro. Ainda foram criados: “dedo de Ozempic”, “bumbum de Ozempic”, “rosto de Ozempic” e até “bebês Ozempic”.
"Seios de Ozempic" são efeito colateral?
Especialmente nas mulheres, os seios tendem a responder de forma acentuada ao ganho de massa, ficando maiores e mais fartos. Em alguns casos, estrias podem surgir na pele. Por outro lado, com o emagrecimento, eles podem reduzir ou apresentar algum nível de flacidez, devido ao excesso de pele.
"Se você perdeu peso significativo em um curto período de tempo, com qualquer um dos medicamentos injetáveis para perda de peso, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, então, você deve ter notado que, assim como seu rosto, seus seios também começaram a ‘murchar’”, explica Walter Joseph, médico norte-americano e cirurgião plástico, em vídeo postado nas redes sociais.
“Como acontece com o ‘rosto de Ozempic’, a perda significativa de peso em um curto período de tempo não permite que a pele tenha tempo suficiente para se recuperar, recuar e encolher”, acrescenta o cirurgião sobre o suposto efeito colateral “seios de Ozempic”, marcado pela flacidez.
- Como o Ozempic age no organismo, riscos e falsificações
- Ozempic genérico deve ser vendido no Brasil em 2026
Devido à semaglutida estar em alta e ser um remédio relativamente novo, a alta demanda acende um alerta quanto aos riscos da automedicação. Outro ponto que merece atenção é sua lista de efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do Ozempic
Aqui, é preciso entender que esta percepção em relação aos seios pode ser real, mas não é verdadeiramente um efeito adverso do Ozempic ou de outros medicamentos com ação semelhante.
Na verdade, isso é uma consequência da rápida perda de peso, e pessoas que realizam cirurgias bariátricas ou outras intervenções também podem identificar a mesma questão no corpo.
Por outro lado, o Ozempic como qualquer medicamento tem, sim, efeitos colaterais indesejados, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação ("intestino preso") e refluxo. Por isso, o uso deve ser feito apenas com orientação médica.