Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Rosto de Ozempic": entenda possível efeito colateral da semaglutida

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Abril de 2023 às 14h22

Link copiado!

NomadSoul1/Envato
NomadSoul1/Envato

Desenvolvido originalmente para o diabetes e, na maioria das vezes, adaptado de forma off-label (fora da bula) para a perda de peso, o princípio ativo semaglutida tem se tornado cada vez mais popular. Inclusive, está presente em fórmulas como Ozempic, Wegovy e Rybelsus. Agora, as redes sociais descobriram um efeito adverso indireto: o “rosto de Ozempic”.

Aqui, é preciso pontuar que o remédio Ozempic é seguro, quando prescrito por médicos e o paciente passa por acompanhamento regular. De forma geral, os sintomas adversos mais comuns são os gástricos, como diarreia, constipação (prisão de ventre), náuseas e vômitos.

Embora o tal sintoma adverso seja associado com o nome comercial do medicamento da Nova Nordisk, não existe uma ligação direta. Na verdade, a condição no rosto é causada pelo emagrecimento acelerado, podendo ser ocasionado por outros remédios, por dietas excessivamente restritivas ou ainda cirurgias.

Continua após a publicidade

Entenda qual é a causa do “rosto de Ozempic”

“A perda de tecido adiposo da face é muito comum quando se perde de peso, especialmente quando [a perda] é significativa”, explica Silvana Obici, chefe da divisão de endocrinologia e metabolismo da Stony Brook Medicine, nos Estados Unidos, para o site Healthline.

Segundo a especialista, o fenômeno apelidado popularmente de “rosto de Ozempic” é mais comum entre aqueles indivíduos que perdem de 15% a 20% do peso corporal em curtos períodos. Considerando que muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade usam a medicação, é possível obter esse percentual de massa. Nesses casos, Obici afirma que “as pessoas que perdem peso podem parecer mais enrugadas e envelhecidas”.

Continua após a publicidade

Em termos mais técnicos, este suposto envelhecimento precoce do rosto é causado pelo afinamento dos depósitos de gordura (coxim adiposo) da face, que também dá sustentação. Como reflexo do emagrecimento acelerado, além da perda de gordura, os níveis de elastina e colágeno também podem reduzir, o que acentua ainda mais a sensação de flacidez.

Tem como reduzir o efeito de “envelhecimento” no rosto ?

Não existe uma solução simples (ou barata) para o efeito do emagrecimento no rosto, sendo mais comum as pessoas recorrerem a algum tipo de preenchimento facial, segundo a American Academy of Dermatology Association. Por exemplo, uma das opções para o curto e médio prazo é o uso de aplicações de ácido hialurônico, já que dão mais volume para as regiões afetadas.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações: Healthline