Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo pede à Anvisa para começar a vacinação da covid em crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Novembro de 2021 às 16h00

Link copiado!

Garakta-Studio/Envato Elements
Garakta-Studio/Envato Elements

Na terça-feira (2), os Estados Unidos autorizaram o uso da vacina ComiRNAty (Pfizer/BioNTech) contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, após analisarem dados de segurança e eficácia. Até o momento, a empresa norte-americana Pfizer não entrou com o pedido de licença no Brasil, mas o estado de São Paulo buscar agilizar o processo internamente.

Para incluir o novo grupo na campanha de vacinação contra a covid-19, o estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (3), que a Secretaria de Estado da Saúde irá protocolar um pedido para que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise com urgência os dados sobre o uso da Pfizer em crianças.

Continua após a publicidade

Em nota, o governo argumenta que a imunização contra o coronavírus desta faixa etária já começou em outros países, inclusive na América Latina. Entre os vizinhos, são citados a Argentina, o Chile e a Colômbia. Atualmente, apenas adolescentes com mais de 12 anos podem se imunizar contra a covid-19 no Brasil.

Planos para a vacinação de crianças

“Na manhã de hoje, membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass]. A doutora Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização [PEI], participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, explicou o governador João Doria.

Na reunião, foi discutida a importância da inclusão das crianças de 5 a 11 anos na campanha de imunização contra a covid-19. Se o uso da vacina for aprovado, "São Paulo e seus 645 municípios de São Paulo têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população”, afirmou a coordenadora do PEI.

Continua após a publicidade

Até o início da tarde desta quarta, São Paulo aplicou mais de 72 milhões de doses. Dessa forma, 68,50% da população está com o esquema vacinal completo — duas doses ou imunizante de dose única. No total, 83% da população já foi imunizada com pelo menos uma dose da vacina. No momento, são imunizados todos com mais de 12 anos e doses de reforço são aplicadas em públicos específicos, como idosos.