Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina Covaxin tem uso emergencial contra a covid-19 aprovado pela OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Novembro de 2021 às 13h40

Link copiado!

Ha4ipuri/envato
Ha4ipuri/envato

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a vacina Covaxin —desenvolvida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech — recebeu autorização de uso emergencial contra a covid-19. Com a aprovação, o imunizante deve ser adotado em outros países, principalmente nas nações de menor renda.

A OMS incluiu a vacina Covaxin na Lista de Uso Emergencial. A iniciativa deve permitir que o imunizante seja integrado ao consórcio COVAX Facility, que busca distribuir as vacinas contra o coronavírus de maneira mais igualitária no globo. Segundo a plataforma Our World in Data, apenas 3,9% das pessoas em países de baixa renda receberam pelo menos uma dose de algum imunizante.

Continua após a publicidade

De acordo com postagem da OMS no Twitter, os especialistas da organização entendem que os benefícios da Covaxin superavam significativamente os riscos. Além disso, o consenso é de que a fórmula atende aos padrões da OMS de proteção, ou seja, a eficácia é superior aos 50%.

"A [vacina] Covaxin demonstrou ter eficácia de 78% contra a covid-19, de qualquer gravidade, 14 dias ou mais após a segunda dose, e é extremamente adequada para países de baixa e média renda devido aos requisitos de fácil armazenamento", afirmou a OMS.

Como funciona a vacina Covaxin?

Continua após a publicidade

Após análise de eficácia e segurança dos dados apresentado, a recomendação da OMS é de que a vacina Covaxin seja aplicada em duas doses, com intervalo de quatro semanas. O imunizante pode ser usado por pessoas com mais de 18 anos.

A Covaxin é composta a partir do coronavírus inativado ("morto"), mesma tecnologia adotada pela vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan) contra a covid-19. Para manter a estabilidade, a fórmula pode ser armazenada em temperaturas entre 2 °C e 8 °C, o que deve facilitar a sua distribuição.

A vacina da Bharat Biotech é a sétima a receber o endosso da OMS. Além do imunizante indiano, foram aprovados as seguintes fórmulas contra a covid-19: a da Pfizer/BioNTech; da Moderna; a Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz); CoronaVac; da Sinopharm; e da Janssen (Johnson & Johnson).

Fonte: Reuters e Our World in Data