Pronto, já inventaram um robô que aplica vacina sem usar agulha; veja!

Pronto, já inventaram um robô que aplica vacina sem usar agulha; veja!

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 08 de Novembro de 2021 às 15h15
Diana Polekhina/Unsplash

Pesquisadores ao redor do mundo vêm se concentrando em um meio de vacinar as pessoas sem a utilização de agulhas, e a tecnologia está aí para ir além das vacinas orais ou nasais: seja por meio de um adesivo, seja por meio de uma caneta, por exemplo. Com esse mesmo objetivo, uma empresa fundada na incubadora de startups de tecnologia da Universidade de Waterloo (EUA) criou o Cobi, um robô que pode realizar injeções intramusculares sem agulha nenhuma.

Em vez da agulha, o robô usa um jato de fluido de alta pressão, da espessura de um fio de cabelo, para injetar o conteúdo da vacina no tecido. “Equipamos o Cobi para usar uma tecnologia de injeção sem agulha e para demonstrar que os pacientes podem receber injeções intramusculares, como vacinas, sem agulhas e sem envolvimento de um profissional de saúde", apontam os criadores.

O Cobi também é capaz de escanear os documentos de identificação de uma pessoa e verificar se estão corretos. O robô ainda é programado para encontrar o melhor local no corpo do paciente a ser vacinado. Assista:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os fabricantes afirmam que o robô pode ser adaptado para outros nichos, e com alguns pequenos ajustes e mudanças de código, pode se tornar um robô totalmente novo, executando um conjunto diferente de tarefas. Além disso, o Cobi pode ser programado para funcionar completamente sozinho.

Por enquanto, o robô ainda é um protótipo, ou seja, não está pronto para ser lançado no mercado, e pode levar dois anos até que o Cobi funcione de forma completamente autônoma. Mesmo assim, as expectativas de seus criadores estão altas.

Fonte: Interesting Engeneering

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.