Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas testam vacina adesiva contra covid-19, e resultados são promissores

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

E se, no lugar da famigerada agulha, a vacina contra a covid-19 fosse aplicada por meio de um... adesivo? Essa é a ideia de pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália): um procedimento bem menos invasivo, capaz de resolver o problema de pessoas com fobia de agulhas. O estudo foi publicado na última sexta-feira (29).

Na publicação, os pesquisadores explicam que o procedimento consiste em um "clique" feito com um aplicador na pele, e 5 mil projeções microscópicas quase imperceptivelmente distribuem a vacina na pele. Esse adesivo tem o tamanho de um dedo, e é fornecido pela empresa Vaxxas.

O artigo descreve que a vacina em forma de adesivo protegeu com sucesso camundongos contra a exposição ao SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19. Além disso, a resposta imunológica desencadeada pelo adesivo foi mais forte que a mesma vacina aplicada por agulha.

Continua após a publicidade

A vacina usada no teste foi a candidata HexaPro, da Universidade do Texas, desenvolvida na esperança de promover imunizantes de baixo custo. O produto pode ser armazenado em temperaturas de até 8° C, eliminando a necessidade de freezer especializado.

As proteínas da vacina são estáveis ​​no adesivo por até um mês a 25° C e uma semana mesmo em temperaturas de até 40° C. Agora que a vacina provou ser eficaz em ratos, a equipe espera iniciar os testes clínicos o quanto antes. O estudo completo pode ser encontrado na revista Science Advances.

Fonte: IFL Science