Publicidade

Remédios como Ozempic melhoram saúde cardiovascular, apontam estudos

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Chemist4U/CC-BY-S.A-2.0
Chemist4U/CC-BY-S.A-2.0

O uso de remédios como Ozempic tem se popularizado por seus múltiplos efeitos. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida e foi, originalmente, pensada para o tratamento do diabetes tipo 2. Em outra dosagem, a semaglutida também ajuda na perda de peso e, neste caso, recebe o nome comercial de Wegovy. Agora, uma série de novos estudos apontam outros benefícios dessas medicações, como a redução do risco de morte por diferentes causas (incluindo a covid-19).

Durante a European Society of Cardiology Conference, que ocorreu na última semana em Londres (Reino Unido), foram apresentados seis novos estudos, avaliando os efeitos do Ozempic e do Wegovy (a diferença entre eles está na dosagem da semaglutida, sendo que é normalmente maior no Wegovy).

Publicadas na revista Journal of the American College of Cardiology (JACC), as novas pesquisas demonstraram benefícios cardiovasculares além da perda de peso, incluindo redução do risco de morte, menor probabilidade de eventos graves relacionados à covid-19 e melhora dos sintomas de insuficiência cardíaca (IC).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Estas publicações, derivadas de três grandes ensaios, avançam significativamente nossa compreensão dos benefícios abrangentes dos agonistas de GLP-1 [nome técnico da classe de medicamentos]”, afirma Harlan Krumholz, pesquisador e editor-chefe da revista JACC, em nota. Inclusive, há evidências emergentes de que melhoram a saúde como um todo, potencialmente retardando o envelhecimento.

Semaglutida reduz risco de mortes

Dentre os novos estudos, está uma pesquisa liderada por membros da Escola de Medicina Harvard (EUA). Neste caso, foram analisados dados de 17,6 mil pessoas, com sobrepeso ou obesidade e com diagnóstico de alguma doença cardiovascular. No entanto, esses pacientes não tinham histórico de diabetes. 

O uso semanal de semaglutida foi associado a uma redução nas taxas de morte por todas as causas (morte cardiovascular e não), incluindo óbitos relacionados à infecção da covid-19. Isso em mais de 3 anos de acompanhamento.

Em relação à covid-19, é preciso destacar que os remédios do tipo Ozempic não têm efeito sobre ficar doente ou não — apenas vacinas ajudam na prevenção. O que se comparou foi o desfecho entre os que aplicam a medicação ou não.

"Este estudo inovador demonstra que a semaglutida, talvez por melhorar a saúde cardiometabólica, tem benefícios de longo alcance além do que imaginamos inicialmente", sugere Krumholz. 

"A capacidade da semaglutida de reduzir significativamente os eventos adversos cardiovasculares e relacionados à covid-19 ressalta o potencial transformador em mirar a obesidade e melhorar a saúde cardiometabólica, protegendo contra um amplo espectro de ameaças à saúde", complementa.

Continua após a publicidade

Efeito contra insuficiência cardíaca

Em outro estudo desenvolvido com pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), o foco foi analisar os efeitos da semaglutida em 3,5 mil participantes, com diabetes tipo 2 e doença renal crônica (problema nos rins)

Com o uso semanal, a medicação foi associada ao menor risco de episódios de insuficiência cardíaca grave (quando o paciente precisa de atendimento hospitalar) e de morte por esta complicação. 

Ozempic tem efeitos adversos

Continua após a publicidade

Apesar dos resultados dos estudos e dos potenciais benefícios tanto do Ozempic quanto do Wegovy, é preciso destacar que são medicamentos e, como tal, somente devem ser usados com acompanhamento médico. Inclusive, há diferentes efeitos colaterais, como náuseas.

O uso das injeções subcutâneas com semaglutida deve ser feito em conjunto com mudanças no estilo de vida, incluindo a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regulares.

Fonte: ACC, JACC (1) e (2)