Primeiro paciente de transplante de rim de porco recebe alta hospitalar
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Na quarta-feira (3), a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado recebeu alta do hospital. O paciente recém-operado é Rick Slayman, de 62 anos, que enfrenta uma doença renal em estágio terminal, o que o tornou apto a participar da cirurgia pioneira nos Estados Unidos.
- Médico brasileiro faz 1º transplante de rim de porco para humano
- Como é feito o transplante de órgãos entre espécies diferentes
"Minha recuperação está avançando, sem problemas”, afirmou o paciente Rick, em comunicado — ele ainda não falou em público. Receber alta é "um dos momentos mais felizes da minha vida", acrescentou.
Apesar do sucesso do transplante de rim de porco, ela ainda precisará tomar remédios que evitam a rejeição do órgão e vai passar por um intenso acompanhamento médico, com a equipe do Hospital Geral de Massachusetts (MGH).
Entenda o transplante do rim de porco para um humano
Há 6 anos, o paciente passou por um transplante convencional de rim. Em outras palavras, ele recebeu um novo órgão saudável de um doador humano. No entanto, o rim transplantado começou a falhar no ano passado.
Por conta do estágio da doença renal e da sua idade, Rick não estava mais apto a entrar na fila de espera por um novo rim humano. Assim, surgiu a possibilidade do xenotransplante — transplante de órgãos entre espécies diferentes.
Para impedir que o corpo do paciente rejeite o órgão transplantado, o rim suíno conta com 69 edições genéticas, feita com a tesoura CRISPR. Isso deve reduzir o risco de complicações.
Xenotransplante feito por médico brasileiro
Após todos os preparativos, a cirurgia ocorreu no dia 16 de março e durou apenas 6 horas. O mais interessante dessa história é que o procedimento foi liderado por um médico cirurgião brasileiro, Leonardo Riella.
Nas redes sociais, o médico Riella comemorou a alta hospitalar e aposta que este tipo de cirurgia seja um ponto de virada na área dos transplantes. “Esperamos que este seja um primeiro passo que traga esperança a muitos pacientes que aguardam um transplante renal”, escreveu no X.
Alta hospitalar do primeiro paciente
Após a alta do hospital, o paciente do primeiro transplante de rim de porco já tem planos. "Estou animado para voltar a ficar com a minha família, amigos e entes queridos, livre do fardo da diálise que afetou a minha qualidade de vida durante muitos anos”, comentou.
"Por fim, quero agradecer a todos que viram minha história e enviaram votos de boa sorte, principalmente aos pacientes que aguardam um transplante de rim. Hoje, marca um novo começo não só para mim, mas para eles também”, completou.
Fonte: MGH