Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Remdesivir: Anvisa amplia uso de remédio contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Maio de 2022 às 15h41

Link copiado!

Dimitri Karastelev/Unsplash
Dimitri Karastelev/Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta semana, a ampliação das indicações de uso do remédio Veklury (remdesivir) contra a covid-19. Desenvolvido pela biofarmacêutica norte-americana Gilead Sciences, o medicamento poderá ser usado, agora, por pessoas com mais de 18 anos e que tenham alto risco de desenvolver formas graves da infecção do coronavírus SARS-CoV-2.

Anteriormente, o remdesivir só poderia ser usado por pessoas com mais de 12 anos e com peso mínimo de 40 kg, desde que recebessem suplementação de oxigênio. Na pandemia do coronavírus, vale destacar que este foi o primeiro remédio aprovado para o uso contra a covid-19 no Brasil. A Anvisa concedeu sua autorização de uso em março de 2021.

Continua após a publicidade

Quando usar o remdesivir contra covid?

"O tratamento para a nova indicação deve ser iniciado assim que for possível, após o diagnóstico de covid-19 e dentro de sete dias depois do aparecimento dos sintomas. A duração total do tratamento deve ser de três dias", detalha a Anvisa sobre o uso da medicação.

É importante observar que este remédio não é ingerido através de pílulas, como o molnupiravir. Na verdade, é administrada por infusão intravenosa, como ocorre com os soros. Quando adquirido, o remdesivir está no formato de pó e, antes do uso, deve ser diluído.

A Anvisa recomenda a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes, antes do início do tratamento contra a covid-19.

Continua após a publicidade

Fonte: Anvisa