Publicidade

Qual café da manhã é mais saudável para o cérebro?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Maio de 2024 às 10h00

Link copiado!

 Helena Lopes/Unsplash
Helena Lopes/Unsplash

A alimentação pode impactar diretamente a saúde cerebral — enquanto alimentos fermentados podem aumentar o cérebro humano, o consumo de gordura e açúcar causa danos, por exemplo. Levando em consideração a refeição mais importante do dia, você sabe qual o café da manhã mais saudável para o cérebro?

De acordo com a dra. Uma Naidoo, diretora de Psiquiatria Nutricional do Massachusetts General Hospital, uma das melhores opções de café da manhã para a saúde do cérebro é o pudim de chia, que contém fibras responsáveis por nutrir as bactérias saudáveis ​​no intestino.

Existe uma relação entre o cérebro e o intestino, de modo que dietas direcionadas ao microbioma intestinal podem melhorar distúrbios cerebrais.

Continua após a publicidade

Um dos argumentos é que o pudim de chia contém ácidos graxos ômega-3 e isso resulta em efeitos antiinflamatórios no cérebro. 

Ovos mexidos ou omeletes também representam uma opção para se considerar. Nesse caso, é porque as gemas são ricas em vitamina D e contribuem para o equilíbrio de serotonina (um dos neurotransmissores, responsável por regular o humor).

Café da manhã para "alimentar" o cérebro

Entre opções positivas para a saúde do cérebro, a psiquiatra nutricional também destaca o tofu, por apresentar triptofano e isoflavonas de soja, associadas à redução dos sintomas de depressão. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O suco verde (feito com várias folhas, como alface e couve) também pode ajudar na produção dos neuro transmissores, e assim melhorar o seu humor.

Nesse caso, uma dica é evitar colocar muitas frutas, para manter o nível de açúcar baixo e evitar perturbar o microbioma.

Outra opção saudável para o cérebro durante o café da manhã é o leite dourado, feito com açafrão.  Aqui, os efeitos também são antiinflamatórios — e para potencializar, dá para colocar um pouquinho de pimenta preta  — e ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade.

Continua após a publicidade

O leite de açafrão também é ideal para manter a sua concentração ao longo do dia, prevenindo a distração.

Pular o café da manhã faz mal ao cérebro

Mesmo que existam opções mais saudáveis de café da manhã, bom mesmo é não pular a refeição. Segundo um relatório da Psychology Today, fazer isso tende a "aumentar significativamente a probabilidade de depressão, estresse e sofrimento psicológico em todas as faixas etárias".

Pular o café da manhã também faz com que a pessoa se fique insatisfeita mais rápido, ou seja: aumenta a fome entre as refeições. Portanto, para o bem da sua saúde e do seu cérebro, tome café da manhã todo dia!

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC, Psychology Today