Prosoy: como funciona o primeiro remédio para ejaculação precoce
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Para melhorar a vida sexual, os homens que sofrem ejaculação precoce podem buscar diferentes alternativas de tratamento, incluindo a terapia. De forma complementar, começou a ser vendida no Brasil a primeira opção medicamentosa específica para a condição, o remédio Prosoy (cloridrato de dapoxetina), comercializada apenas com prescrição médica.
- Como a baixa testosterona afeta a saúde do homem
- 10 formas de aumentar os níveis de testosterona no corpo naturalmente
Indicado para quem tem entre 18 e 64 anos, o medicamento para ejaculação precoce foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda no ano passado, mas o remédio produzido pela Farmoquímica só começou a ser comercializado, de fato, este ano. Em farmácias, a caixa com 6 comprimidos pode ser encontrada, em média, por 55 reais.
Entenda o que é ejaculação precoce
Antes de entender como funciona o remédio Prosoy, é importante definir o que vem a ser ejaculação precoce. Como explica a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a condição não deve ser encarada como uma doença, e é bastante comum — cerca de 30% dos homens convivem com o problema.
Conforme indica a Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), um quadro de ejaculação precoce é definido a partir dos três seguintes critérios:
- O período entre a penetração e a ejaculação é menor do que o desejado;
- O homem não consegue controlar o momento da ejaculação;
- A pessoa se sente angustiada com a situação, associada com a insatisfação sexual.
Em média, homens que sofrem com ejaculação precoce interrompem a penetração sexual antes do primeiro minuto. Em condições normais, o período deve ser de pelo menos 5 minutos.
Como funciona o Prosoy?
Em termos técnicos, “o mecanismo de ação da dapoxetina na ejaculação precoce esteja ligado à inibição da recaptação neuronal da serotonina e à subsequente potencialização da ação do neurotransmissor nos receptores pré e pós-sinápticos”, informa a bula do medicamento, aprovada pela Anvisa.
De forma mais simples, o Prosoy contém a dapoxetina. Este composto dificulta a recaptação da serotonina e, com isso, aumenta o nível do hormônio da felicidade e do prazer no organismo, além de prolongar o tempo de excitação e desacelerar a velocidade da ejaculação. No Brasil, é o primeiro remédio a ser aprovado especificamente para a condição.
Vale dizer que a dapoxetina é um composto da mesma classe da fluoxetina, usada em remédios antidepressivos. Inclusive, é comum que alguns pacientes que tomem antidepressivos deste tipo relatem a “dificuldade” em ejacular.
O melhor jeito de tomar remédio para ejaculação precoce
Conforme prevê a bula, a dose padrão do Prosoy é de um comprimido de 30 gramas, que deve ser tomado 1 a 3 horas antes da atividade sexual, para evitar a ejaculação precoce. Em alguns casos, o médico responsável pode prever uma dose dupla (60 g).
Entre as doses, é necessário aguardar pelo menos 24 horas, lembrando que a medicação não se destina ao uso diário. Afinal, o uso é restrito aos momentos que antecedem uma relação sexual.
Quais os efeitos adversos do medicamento?
Durante os testes clínicos, os voluntários que tomaram o cloridrato de dapoxetina relataram diferentes reações adversas. Quanto maior foi a dosagem, mais intensos os efeitos colaterais se tornaram, demonstraram os estudos.
A seguir, confira alguns dos efeitos colaterais mais comuns:
- Tontura;
- Dor de cabeça (cefaleia);
- Sonolência;
- Náusea;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Secura na boca;
- Insônia;
- Disfunção erétil;
- Aumento da pressão arterial.
Quem não pode tomar o cloridrato de dapoxetina?
Antes de entrar nos pormenores, é preciso dizer que mulheres não devem tomar o medicamento, já que foi testado apenas em homens. Agora, pensando nas restrições, existem algumas e, por isso, o remédio deve sempre ser prescrito por um médico — que acompanha e conhece o histórico do paciente.
Por exemplo, o medicamento não deve ser prescrito para homens com complicações hepáticas (no fígado) e nem com problemas no coração moderados ou graves. Quem já teve síncope (desmaio), depressão grave ou mania (uma fase do transtorno bipolar) não deve tomar a medicação. O Prosoy também não deve ser ingerido com antidepressivos e nem com álcool.
Mais tratamentos para ejaculação precoce
Como já apontamos, o remédio é uma das vias de tratamento para a ejaculação precoce. Parte fundamental do processo, é a psicoterapia sexual — podendo ser do tipo comportamental — , como afirma a SBU. Afinal, as raízes dessa condição estão, em muitos casos, na mente do indivíduo. Ansiedade, estresse, timidez e afobação são conhecidos por comprometerem negativamente o desempenho sexual. Outras intervações envolvem mudanças na dieta ou o uso de susbtânciais de origem natural.