Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a maioria das picadas de aranha viúva-negra é no pênis?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2022 às 11h40

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Entre 1950 e 1959, nos Estados Unidos, 63 pessoas morreram em decorrência de picadas de aranhas do gênero viúva-negra (Latrodectus). Delas, a maioria era composta por homens, e cerca de 80% de todas as mordidas aconteceram em indivíduos do gênero masculino. O pior? Destes, a maioria recebeu o ferimento aracnídeo no pênis.

Além da mera curiosidade e morbidade do dado, ele representa uma péssima notícia aos indivíduos vitimados: a pele ao redor do pênis é mais fina, e o órgão é repleto de vasos e nervos. O veneno de uma viúva-negra é composto por neurotoxinas, piorando ainda mais a situação. Uma picada na genitália manda o veneno para o corpo de forma muito mais rápida e forte do que nos pés ou em uma região mais dura e calosa da pele.

Continua após a publicidade

Buscando explicações

O que, então, atraiu os aracnídeos para uma parte tão sensível do corpo, que geralmente fica bem protegida de quaisquer animais? A resposta, na verdade, é bem curiosa. Aranhas, incluindo as viúvas-negras, não desejam picar humanos, na verdade, muito menos no pênis. Elas o fazem apenas quando se sente ameaçadas.

Um número desproporcionalmente grande de picadas genitais significa que muitas viúvas-negras estiveram em situações onde se sentiram ameaçadas e o órgão humano mais próximo era um pênis, segundo especialistas — e a maioria dos incidentes foi reportado como tendo ocorrido em anexos, ou casinhas, banheiros improvisados geralmente feitos de madeira.

Viúvas-negras gostam de ambientes escuros e próximos ao chão, e preferem fazer suas teias entre dois objetos distintos. Insetos e moscas adoram o fedor de casinhas, geralmente fazendo dos banheiros rústicos sua casa. Ligando os pontos, conclui-se que o lugar é perfeito para que uma viúva-negra faça, ali, sua teia.

Continua após a publicidade

Nos anos 1950, aparentemente, muitos homens deixaram seus bens balançando em anexos. Atingindo a teia, a aranha é atraída pelas vibrações, buscando pela presa... e se enfurece pela perturbação quando vê que não é um inseto. Irritada, acaba por picar o genital.

Desde a década em questão, os banheiros foram sendo transferidos para dentro de casa, o que acabou por fazer com que a quantidade de genitálias masculinas vitimadas por veneno diminuísse proporcionalmente. Atualmente, para alegria dos indivíduos com pênis — e de qualquer pessoa, na verdade —, as picadas de viúva-negra raramente são fatais, com tratamentos hospitalares bem eficazes livrando a pele dos pacientes. Literalmente.

Fonte: IFLScience