Publicidade

Capaz de perfurar uma unha, aranha gigantesca e mortal é encontrada na Austrália

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Novembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Nigentili/Envato Elements
Nigentili/Envato Elements

Apelidada de Megaspider, uma enorme aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) foi recentemente capturada na Austrália e doada para o zoológico público Australian Reptile Park (ARP). O aracnídeo é considerado um dos mais perigosos do mundo e, com suas presas, este animal mortal pode perfurar até mesmo unhas humanas.

  • 7 animais assustadores que nem parecem obras da natureza
  • Foto assustadora de uma aranha armadeira ganha concurso internacional; veja!
  • Editaram estes aracnídeos geneticamente e o resultado é um tanto quanto bizarro

As aranhas teia-de-funil são compostas por cerca de 40 espécies dos gêneros Hadronyche e Atrax. Normalmente, são encontradas no leste da Austrália. Além disso, costumam ser ativas o ano inteiro e vivem em tocas úmidas e frias, circundando as aberturas dos túneis com a sua teia.

Segundo o Museu Australiano, algumas espécies fornecem uma picada tão tóxica que pode matar um humano adulto em 15 minutos, caso não receba o tratamento adequado. Todas apresentam corpos brilhantes e os pelos variam entre o marrom e o preto. Esses aracnídeos têm oito olhos dispostos em duas fileiras de quatro olhos cada.

Continua após a publicidade

Aranha teia-de-funil maior que o "padrão" da espécie

A Megaspider é uma fêmea e chegou ao zoológico através de uma doação anônima, dentro de um pote de plástico. De acordo com o ARP, os tratadores de aranhas do local ficaram surpresos com o tamanho dela.

Continua após a publicidade

"Em meus mais de 30 anos no ARP, nunca vi uma aranha teia-de-funil tão grande", disse Michael Tate, um dos funcionários do local. Isso porque o aracnídeo gigante media pouco mais de 8 centímetros (incluindo as suas patas), enquanto a maioria das aranhas-teia-de-funil tem, normalmente, entre 1 e 5 cm de largura. As presas da fêmea têm 2 cm de comprimento.

Coleta de veneno de aranhas para soro

Fato interessante é o zoológico ser o único local a coletar o veneno das aranhas-teia-de-funil na Austrália. Nas instalações do ARP, a equipe de profissionais aproveita a substância tóxica para o desenvolvimento de soro antiveneno. Além da fêmea Megaspider, inúmeras aranhas dessa espécie vivem no local e, semanalmente, passam pela coleta de veneno.

Após o procedimento, o veneno é enviado para um laboratório em Melbourne, onde é injetando em doses muito pequenas em coelhos. Isso permite que os animais desenvolvam anticorpos. Depois, o sangue dos animais é filtrado e se obtém um soro que neutraliza as toxinas do veneno em humanos.

Continua após a publicidade

O programa do zoológico funciona desde a década de 1950 e é estimado que o soro tenha protegido 25 mil australianos que foram picados por aranhas teia-de-funil. Hoje, o antídoto ainda salva aproximadamente 300 vidas por ano.

Para ver conferir, de perto, a aranha teia-de-funil australiana encontrada, assista ao vídeo a seguir:

Continua após a publicidade

Fonte: LiveScience e Australian Museum