Publicidade

Aranha gigante "invade" casas e amedronta moradores de bairro de Belo Horizonte

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 21h20

Link copiado!

Eduardo Barros/Arquivo pessoal
Eduardo Barros/Arquivo pessoal

No bairro de Buriti, em Belo Horizonte, moradores estão assustados com o surgimento de uma espécie de aranha em suas casas. As criaturas, que medem aproximadamente o tamanho da mão de uma pessoa adulta, estão aparecendo em prédios e provocando pânico.

Desde que elas começaram a aparecer, moradores vêm compartilhando nas redes sociais fotos e depoimentos sobre o surgimento das criaturas, que estão entrando nos apartamentos para se refugiarem. A maior preocupação é com as picadas e efeitos do veneno, principalmente se animais e crianças forem as vítimas.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao jornal Estado de Minas, especialistas contam que a aranha é da espécie phoneutria, popularmente conhecida como aranha armadeira. O animal pode, de fato, picar humanos e animais, sendo também um pouco agressivo. A mordida do bicho pode ser bastante dolorosa, além de apresentar alguns efeitos colaterais, como crises de vômito e taquicardia. Porém, não é preciso se desesperar em relação à toxicidade do veneno, pois além de ser moderada existe o atendimento médico adequado para a picada da armadeira.

Adalberto Santos, aracnólogo que atua no Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, contou ao jornal que crianças e animais domésticos são os que mais correm riscos, e que é preciso buscar atendimento médico caso haja alguma picada. "De qualquer forma, não há motivo para pânico. O escorpião amarelo, por exemplo, é bem mais perigoso. Não é para brincar com esses bichos, claro, mas eles também não são monstros", afirma o profissional.

O aracnólogo diz que quando houver a presença de uma aranha armadeira dentro de casa, infelizmente, será preciso criar coragem para tirá-la de casa e não matá-la, pois são importantes para a biodiversidade. O profissional recomenda prender o bicho dentro de um pote, de preferência com a ajuda de um objeto de cabo longo, e soltá-lo na mata. Caso haja uma infestação ou o aparecimento frequente, será preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses ou ainda com uma empresa de dedetização.

O especialista em aranhas contou que o surgimento das armadeiras nas casas não se trata de um fenômeno incomum, mas sim de um processo que acontece após áreas urbanas invadirem seus habitats. "Com a expansão urbana, os condomínios vão sendo construídos em ambientes naturais. Os invasores somos nós", pontua. Santos diz ainda que se tornou comum armadeiras aparecerem em ambientes urbanos e que elas gostam de lugares com entulhos. Então, se algumas delas estão "invadindo" residências, a moradia delas foi destruída em algum lugar.

Continua após a publicidade

Fonte: Estado de Minas Gerais