Pesquisadores identificam 13 medicamentos com potencial contra COVID-19

Pesquisadores identificam 13 medicamentos com potencial contra COVID-19

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 07 de Junho de 2021 às 13h30
MegiasD/Envato

Pesquisadores do mundo inteiro se concentram em encontrar aliados nessa batalha que enfrentamos atualmente contra a COVID-19, seja por meio de medicamentos, seja por meio de imunizantes. E recentemente, um novo estudo do Scripps Research Institute identificou 13 medicamentos orais com potencial para a doença. 

Na prática, a equipe avaliou a biblioteca de reaproveitamento de medicamentos ReFRAME, que consiste em remédios aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, e outros medicamentos experimentais.

Para chegar aos 13 medicamentos, os pesquisadores testaram mais de 12 mil, em células humanas infectadas pelo SARS-CoV-2, e então mediram o nível de infecção viral nas células. Inicialmente, identificaram 90 medicamentos com atividade antiviral, e dentre eles, 13 têm o maior potencial para reaproveitamento como terapia contra COVID-19.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: HalGatewood/Unsplash)

Além desses 13, a equipe também conseguiu identificar 19 medicamentos para serem usados em conjunto com o remdesivir, um antiviral desenvolvido para o combate do ebola, mas que já apresentou resultados positivos no tratamento de outros tipos de coronavírus. 

Agora, a ideia é que se os resultados se comprovarem, os medicamentos em questão possam avançar para testes clínicos. Vale lembrar que o estudo completo pode ser acessado gratuitamente. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.