SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Passa muitas horas sentado? Veja como salvar sua saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2023 às 21h00

Link copiado!

Natabuena/Envato Elements
Natabuena/Envato Elements

Quanto tempo você passa diariamente sentado, considerando as horas de trabalho e o tempo gasto no transporte e no lazer, vendo a sua série preferida? Para um equipe internacional de pesquisa, adultos passam, em média, de 9 a 10 horas por dia sentados. Para evitar as complicações do excesso de sedentarismo, o grupo descobriu que fazer exercícios diariamente por 22 minutos elimina a maioria dos problemas envolvendo a saúde.

O estudo que busca soluções para quem passa longos períodos do dia sentado usou dados de aproximadamente 12 mil pessoas, com 50 anos ou mais, que usavam smartwatches ou outros dispositivos que indicassem o nível de atividade diária. Nesse recorte, participaram populações da Noruega, Suécia e Estados Unidos. O resultado final foi publicado na revista British Journal of Sports Medicine.

O problema de ficar sentado

Continua após a publicidade

Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo tem se intensificado na maioria das populações. No entanto, manter o corpo parado por longos períodos e com frequência, sem realizar nenhum tipo de atividade física, pode aumentar o risco de inúmeros problemas de saúde, como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças do coração e alguns tipos de câncer. Consequentemente, o risco de morte precoce é maior.

Para entender o risco avaliado no estudo, uma pessoa que passa mais de 12 horas por dia sentada tem um risco de morte precoce 38% maior do que o observado em indivíduos que são sedentários por “apenas” 8 horas.

Como proteger sua saúde?

Continua após a publicidade

A saída, segundo os pesquisadores, para evitar os problemas do sedentarismo é acrescentar pequenos períodos de atividade física durante o dia. Nas análises, foi possível observar que aqueles que praticavam 22 minutos de atividade moderada ou intensa não tinham mais a alta probabilidade de morte precoce, mesmo que passassem 12 horas sentados.

O interessante é que, a cada 10 minutos extras de atividade por dia, mais benefícios para a saúde são observáveis. Então, vale entender como funciona a sua rotina e adaptar essas descobertas, ainda mais quando se pensa em longevidade e vida saudável.

Exemplos de atividades físicas e exercícios diários

Para os pesquisadores, os 22 minutos de atividade física não precisam ser consecutivos. Em outras palavras, ao longo do dia, uma pessoa pode acumular todo esse tempo, dividido em pequenas atividades, como:

Continua após a publicidade

Vale observar que a conclusão do estudo sobre os perigos do excesso de sedentarismo para a saúde estão completamente alinhados com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma vida saudável, que recomenda 150 minutos semanais de atividades intensas e moderadas por semana.

Fonte: British Journal of Sports Medicine e The Conversation