Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para que serve Whey Protein?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Dezembro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Ajay Suresh/CC-BY-2.0
Ajay Suresh/CC-BY-2.0

Quem é entusiasta de academia sem dúvida já ouviu falar do Whey Protein, conhecido suplemento alimentar, mas talvez nem todos conheçam as funções e benefícios trazidos pelo produto. Afinal, para que ele serve? Basicamente, ele ajuda a sintetizar proteínas musculares e aumentar a massa magra, mas vai muito além disso.

O produto entra na categoria de suplementos proteicos, sendo produzido a partir de proteína advinda do soro do leite: nele, estão contidas leucina, alfa e beta globulinas, glutamina e BCAA, além de antioxidantes e cálcio. Essas substâncias auxiliam, principalmente, na construção e recuperação de músculos e tecidos, aumentando a massa muscular de quem o consome com mais eficiência.

Continua após a publicidade

Exercícios & nutrição

Diversos estudos já investigaram os efeitos do uso do Whey Protein no corpo. Um deles, de 2008, investigou como a substância agia no auxílio à perda de peso: consumidores de Whey tenderam a perder mais peso, mas após 12 semanas, a diferença não se mostrou tão significativa. Já a perda de gordura corporal se manteve maior, bem como uma perda menor de massa muscular magra.

Além da ação no corpo, a sensação de saciedade trazida pelo Whey ajuda a comer menos, principalmente mediante uma dieta controlada. Vale notar que, quando há um alto consumo de proteínas e outros alimentos, o suplemento também pode acabar agindo no ganho de peso, sendo também utilizado por pessoas desnutridas. Tudo dependerá das atividades realizadas junto ao consumo do suplemento.

A depender do objetivo, o Whey pode ser consumido após o treino ou em outros horários do dia. Ele não elimina a necessidade de proteína adquirida pelas refeições, e não deve ser tomado em excesso, pois pode sobrecarregar os rins e não ser aproveitado pelo corpo.

Continua após a publicidade

Tipos de Whey Protein

É possível encontrar algumas variações do produto nas prateleiras de lojas de suplementos, mas como saber qual levar? Bem, o Whey concentrado tem de 70% a 80% de proteínas, com mais lactose e gordura, e é mais saboroso, já que o sabor original é um pouco insosso, gerando a adição de sabores artificiais, como chocolate ou baunilha no produto.

Já o Whey isolado terá 90% de proteínas ou até mais, com menos lactose, gordura e minerais, sendo absorvido mais rapidamente e ideal para quem quer mais proteína a cada “scoop”. Por fim, há o Whey Hidrolisado, que traz proteínas pré-digeridas para uma absorção ainda mais rápida. Ele aumenta os níveis de insulina mais do que os outros tipos.

Continua após a publicidade

Fonte: Clinical and Investigative Medicine, British Journal of Nutrition, Nutrition & Metabolism