Ômicron: quais países já reportaram casos da variante até agora?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
No último dia 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a Ômicron, nova variante B.1.1.529 do coronavírus. Tão logo foi descoberta na África do Sul, a cepa do vírus também foi considerada uma VOC (variante de preocupação), e mobilizou especialistas para estudarem seu possível impacto na saúde global. Até agora, casos da variante já foram relatados em 19 países.
- Pfizer, Janssen, Moderna e AstraZeneca estudam vacinas contra variante Ômicron
- Temendo Ômicron, Brasil monitora homem que veio da África e outros 6 passageiros
Por enquanto, os especialistas afirmaram que a Ômicron causa sintomas leves, mas ainda não se compreende exatamente como a variante pode se manifestar nos grupos de risco. Atualmente, a África do Sul enfrenta um novo surto de casos, justamente associado à cepa. Veja os países que já relataram casos até esta terça (30):
- Austrália: 6 casos
- Áustria: 1 caso
- Bélgica: 1 caso
- Botswana: 19 casos
- Canadá: 3 casos
- República Tcheca: 1 caso
- Dinamarca: 2 casos
- França: 1 caso
- Alemanha: 4 casos
- Hong Kong : 3 casos
- Israel: 2 casos
- Itália: 4 casos
- Japão: 1 caso
- Holanda: 14 casos
- Portugal: 13 casos
- África do Sul: 77 casos
- Espanha: 1 caso
- Suécia: 1 caso
- Reino Unido: 14 casos
- Brasil: 2 casos
Ômicron já chegou ao Brasil
Por medida de precaução, na última segunda (29), o governo federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Um dia antes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Nesta terça (30), a Anvisa confirmou os primeiros casos de Ômicron no Brasil: esse brasileiro que passou pela África do Sul e sua esposa. Atualmente, Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, também investiga uma paciente de 33 anos vinda do Congo, que apresentou sintomas da doença desde o dia 22, testou positivo para covid e está isolada, em monitoramento. Vale informar que ela não foi vacinada contra a doença.
Fonte: CNN, Hoje em Dia