Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Temendo Ômicron, Brasil monitora homem que veio da África e outros 6 passageiros

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Novembro de 2021 às 18h10

Link copiado!

Chalabala/Envato
Chalabala/Envato

No último domingo (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Apesar de não ainda haver a confirmação da variante Ômicron (B.1.1.529), a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) passou a monitorar seis pessoas que também estavam no voo, e foram para o Paraná posteriormente.

O homem que veio da África do Sul mora em Guarulhos e tem 29 anos. Ele já tinha tomado duas doses da vacina contra a covid-19 e vem apresentando apenas sintomas leves, e, atualmente, o Ministério da Saúde investiga se o caso envolve a variante Ômicron ou não. Para isso, Instituto Adolfo Lutz realizou um sequenciamento genético, cujo resultado deve ficar pronto em até cinco dias. O homem segue em isolamento.

O Paraná é um dos estados que analisam com rigor as chegadas de pessoas que vieram da África, o que inclui seis passageiros que pegaram o mesmo voo que o rapaz de Guarulhos sob monitoramento do Ministério da Saúde. Os seis estão sob os olhares da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).

Continua após a publicidade

Por medida de precaução, a partir desta segunda (29), o governo federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Além de recomendar uma quarentena de 15 dias a passageiros que vieram de países com restrição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Curitiba determina que as pessoas que estiverem nestes países entrem em contato pelo telefone (41) 3350-9000, para que sejam realizadas as testagens delas e de quem manteve contato direto.

Variante Ômicron

Continua após a publicidade

A primeira amostra da variante foi coletada em Botswana, na África, no dia 9 de novembro. No entanto, seu primeiro relato só veio à tona no último dia 24. A estimativa é que seu surgimento tem relação com a infecção crônica de uma pessoa imunocomprometida. Alguns casos já foram relatados na África do Sul, China, Israel e Bélgica. Aqui no Canaltech, já contamos tudo o que sabemos sobre a variante Ômicron.

Fonte: G1, Agência Brasil