Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oficial: coronavírus ainda não existe no Brasil

Por| 31 de Janeiro de 2020 às 17h31

Link copiado!

Chung Sung-Jun/Getty
Chung Sung-Jun/Getty

Nesta sexta-feira (31) o Ministério da Saúde efetuou uma transmissão oficial para sanar algumas dúvidas sobre a presença do coronavírus aqui no Brasil, deixando claro que, ao menos por enquanto, nós estamos seguros por aqui.

De acordo com o MS, o coronavírus ainda não existe no Brasil, e até o momento todos os casos suspeitos que passaram pelos exames foram descartados. Por enquanto, existem ainda 12 casos que ainda são suspeitos e esperam o resultado dos exames para ser descartada a presença do vírus, e o Ministério promete que divulgará os resultados desses casos assim que eles saírem.

Além de o vírus não existir ainda no Brasil, oficiais do governo afirmam que o vírus também ainda não chegou a nenhum país da América Latina, e apesar do nível de risco geral da doença ter sido definido pela OMS como “alto”, aqui na América do Sul e na Central, esse nível é de “médio” para “baixo”, com pouca possibilidade de a doença se tornar uma epidemia.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o governo brasileiro está mudando o nível de risco da doença no país a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu que mesmo que os países onde a doença ainda não chegou aumentem as suas medidas de segurança para evitar que o vírus se alastre. Assim, já estão sendo ativados diversos planos emergenciais e centros de operação de emergência em todo o país, e os profissionais que atuam em todos os pontos de entrada no Brasil (portos, aeroportos e pontos de travessia de fronteira) já estão orientando os imigrantes sobre práticas de prevenção e o que fazer caso apresentem sintomas da doença durante a estadia.

Até o momento, também não haverá nenhuma proibição em viagens para a China e para qualquer outro país que possui a confirmação do coronavírus. O trânsito de pessoas entre países ainda está livre, apesar de todas as informações de segurança serem parte do protocolo.

Continua após a publicidade

Além disso, os representantes do Ministério da Saúde também aproveitaram para desmentir alguns boatos sobre a doença no Brasil, afirmando que, por enquanto, não há nenhum tipo de vitamina, chá ou remédio caseiro com eficácia comprovada para evitar a infecção. Quem vende esse tipo de solução está apenas tentando se aproveitar do medo da população.

Também foi descartada a ideia de que o Carnaval será uma “porta de entrada” para a epidemia, pois como ainda não existe nenhum caso confirmado no Brasil, tecnicamente não há riscos de a doença se espalhar durante a folia.

Continua após a publicidade

Segundo os últimos dados da OMS, até o momento existem 7.818 casos confirmados do coronavírus no mundo (sendo 99% deles na China) e 170 óbitos causados pela doença.

Fonte: Ministério da Saúde