O sabonete que você usa pode te tornar mais atrativo aos mosquitos; entenda
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Segundo estudo publicado na revista científica Cell na última quarta (10), o tipo de sabonete que você usa pode te tornar mais atrativo aos mosquitos. O artigo sugere que as fragrâncias dos sabonetes corporais e os odores individuais das pessoas podem se combinar para criar um cheiro detectável pelos insetos.
- Você sabe qual a diferença entre o pernilongo e o mosquito da dengue?
- Mosquitos podem "farejar" humanos de várias maneiras
Para o experimento, os pesquisadores testaram diversas marcas de sabonete. A primeira etapa envolveu colocar duas tiras de nylon em um dos antebraços dos voluntários e envolver essa área em papel alumínio, para coletar o odor natural de seus corpos.
Em seguida, os pesquisadores lavaram parte do outro antebraço de cada participante com cerca de 1 grama de um dos sabonetes corporais por 10 segundos, antes de enxaguar com água por mais 10 segundos. Eles então aplicaram de forma semelhante duas tiras de náilon e papel alumínio nesses antebraços, para coletar o cheiro.
Posteriormente, os cientistas coletaram duas tiras para análise química, enquanto as outras foram colocadas em copos separados e inseridos em vidros com 16 a 25 fêmeas do mosquito Aedes aegypti.
Para entender a relação entre o sabonete e a busca pelos mosquitos, os cientistas calcularam o número de vezes que eles pousaram em suas tiras expostas ao sabonete em comparação com as tiras sem sabonete.
Os pesquisadores perceberam que a combinação entre os sabonetes corporais e os odores individuais dos participantes criou um cheiro detectável pelos mosquitos. No entanto, compostos benzaldeído, benzoato de benzila e γ-nonalactona podem repelir esses insetos.
Esses produtos químicos podem não afetar diretamente o comportamento dos mosquitos, mas podem interromper a proporção específica de emissões humanas que os atraem.
Anteriormente, a ciência permitiu descobrir que mosquitos usam cores vermelhas e respiração humana para escolher alvos. Um estudo, também publicado na revista Cell, apontou que as pessoas com níveis mais altos de ácidos carboxílicos da pele atraem mais mosquitos.
Fonte: Cell via New Scientist