Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eis o motivo de algumas pessoas atraírem mais mosquitos que outras

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Novembro de 2022 às 11h28

Link copiado!

Johnstocker/Envato
Johnstocker/Envato

Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras? Se você já se fez essa pergunta, não está sozinho: cientistas da Rockefeller University (EUA) partiram justamente dessa questão para elaborar um estudo, agora publicado na revista Cell. Os pesquisadores descobriram que o segredo está nos ácidos carboxílicos da pele.

Segundo o artigo científico, as pessoas com níveis mais altos desses ácidos atraem mais mosquitos. O tal ácido é produzido através do sebo da nossa pele, e em grandes quantidades, acaba gerando um odor específico capaz de atrair mosquitos que estão em busca de sangue humano.

No artigo, os pesquisadores colocaram um pano no braço dos participantes, instruindo-os a usar durante um período. Depois, recortaram um pequeno pedaço para fazer experimentos: colocaram dois pedaços de tecido atrás de armadilhas em uma caixa de plástico transparente com dezenas de mosquitos.

Continua após a publicidade

Quando as armadilhas ficavam abertas, os insetos se deparavam com diferentes opções de iscas (no caso, esses pequenos pedacinhos de pano). Na prática, os pesquisadores prestaram atenção em cada vez que um inseto foi atraído para uma amostra específica.

Para complementar o experimento, os pesquisadores também fizeram análises químicas do material coletado, chegando à conclusão da atração pelo ácido carboxílico. O grupo contou com a ajuda de uma tecnologia de espectrometria de massa de última geração para chegar à descoberta.

A ideia por trás do estudo é conseguir alcançar a criação de novos produtos que possam mascarar ou alterar certos odores humanos e dificultar a atração para os mosquitos que buscam sangue humano. Fazendo isso, a proposta é reduzir a propagação de diversas doenças.

Continua após a publicidade

Fonte: Cell via Jornal da USP