Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que significa o termo "ageless"?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2022 às 15h30

Link copiado!

Myjuly/Envato
Myjuly/Envato

Esqueça aquela antiga ideia sobre o envelhecimento e os esteriótipos que foram criados sobre a terceira idade, como as vovozinhas que passam o dia fazendo crochê. Com o aumento geral da expectativa de vida, as pessoas estão envelhecendo, enquanto continuam ativas. Para classificar esta nova geração de idosos, o termo "ageless" tem se popularizado em todo o mundo.

A palavra ageless pode ser traduzida, do inglês para o português, como "sem idade". E é exatamente isso que as novas gerações de idosos querem: assumir que envelhecem, enquanto mantêm a rotina e a autonomia. Para especialistas, este movimento é uma resposta ao ageísmo, ou seja, a discriminação devido à idade.

Inicialmente, a expressão ageless era usada para designar mulheres que entravam na meia-idade e tinham entre 40 e 50 anos. No entanto, o termo que se popularizou no Reino Unido foi se expandindo e, hoje, abarca aqueles com mais de 60 anos, a geração prateada.

Continua após a publicidade

"Alguns indivíduos pretendem passar pelos anos sem necessariamente envelhecer. Ao contrário de abrir novas oportunidades para a velhice, a expectativa de vida cada vez maior tem revitalizado alguns anseios humanos muito antigos, como burlar, reverter, ocultar e transcender o envelhecimento", explica o psicólogo Adriano da Silva Rozendo em artigo para a revista científica Psicologia em Estudo.

O que é ser ageless?

"Nos primeiros trabalhos sobre os ageless, foram encontradas pessoas que conservavam um ‘espírito jovem’ e que não se identificavam com sua aparência de velhos, ou seja, que não produziam efeitos notáveis de jovialidade no corpo, denominadas ageless self", explica Rozendo, que é também pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt).

Continua após a publicidade

"Posteriormente surgia o ageless body, aquelas pessoas que ultrapassaram o conflito entre corpo envelhecido e o espírito jovem, conseguindo produzir efeitos visíveis de jovialidade na superfície do corpo, contando com suporte técnico da ciência e do mercado", acrescenta o pesquisador sobre o último elemento agregado pela geração ageless.

Atualmente, o termo ageless é bastante usado pela indústria da beleza (cosméticos) e da moda na busca de atrair consumidores que querem se identificar e pertencer a esta nova forma de envelhecer.

Como o Brasil encara a terceira idade hoje?

"Mesmo com a crescente onda do ageless (ou ideologia do antienvelhecimento) a visão [antiquada] da terceira idade ainda é, de longe, o modelo vigente e predominante de envelhecimento com o maior número de adeptos no Brasil", afirma o psicólogo sobre a mentalidade de idosos sem autonomia que resiste entre os brasileiros.

Continua após a publicidade

"Porém, algumas questões emergentes levam a crer que esse modelo está prestes a entrar em declínio no país, que pode levar, inclusive, à sua extinção", completa. Entre os desafios, está a questão financeira, já que nem todas as pessoas após os 50 conseguem manter uma vida saudável, com uma rotina de atividades físicas, alimentação equilibrada e cuidados para o corpo.

Dá para ultrapassar os 60 anos e ser saudável?

Para ser um verdadeiro ageless, é preciso manter corpo e mente saudáveis depois dos 60 anos. A aparente vantagem desta geração é que, há muitos anos, pesquisadores e médicos investigam as melhores "fórmulas" para a longevidade saudável.

Continua após a publicidade

Por exemplo, cientistas da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, demonstraram que um dos segredos para a vida longa é o otimismo. Na pesquisa, a equipe acompanhou 159 mil mulheres, sendo que as mais felizes tinham mais chances de ultrapassar os 90 anos. Também é fundamental manter laços sociais e contatos presenciais com familiares e amigos, segundo especialistas.

Buscando evitar alguns tipos de demências e a perda cognitiva, neurocientistas destacam a importância de uma rotina de atividades físicas e de uma alimentação equilibrada. Além disso, é necessário que os ageless mantenham um espírito curioso, com uma vontade permanente e genuína por aprender coisas novas. Hoje, estes são os principais segredos conhecidos para a longevidade.

Fonte: Psicologia em Estudo