O que é testosterona? Entenda a função do hormônio
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Quase sempre associada aos homens e à masculinidade, a testosterona é um hormônio esteroide que pode ser encontrado também em mulheres — só que em doses muito menores que nos homens. Com a idade, os níveis de testosterona caem naturalmente no organismo, o que tem inúmeras implicações para a saúde.
- 10 formas de aumentar os níveis de testosterona no corpo naturalmente
- Mito ou verdade: quem tem muita barba tem muita testosterona?
Como um hormônio, a testosterona deve ser entendida como um mensageiro químico do corpo. Isso significa que essa molécula viaja de um órgão para outro, através da corrente sanguínea, impactando o funcionamento de diferentes processos, especialmente os relacionados com a reprodução — afinal, a testosterona é o principal hormônio sexual masculino.
O que é testosterona?
Analisando o hormônio testosterona quimicamente, ele é uma molécula orgânica composta por uma mistura de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, organizados em quatro anéis. No corpo, é sintetizado a partir do colesterol.
Para ser produzido, a sua preparação começa na glândula pituitária, também conhecida como hipófise, localizada na base do cérebro. Neste local, é feito o hormônio luteinizante (LH), responsável por ativar a produção da testosterona em si, nas gônadas masculinas e femininas — os órgãos que produzem células sexuais.
Nos homens, a produção da testosterona é feita, majoritariamente, nos testículos, a partir das células de Leydig, ou seja, as células testiculares. Nas mulheres, a produção ocorre nos ovários e nas glândulas adrenais.
Testosterona em homens
Entre os homens, a testosterona tem efeitos anabolizantes, como o crescimento da massa muscular e o consequente aumento da força física. Só que também provoca efeitos androgênicos, aqueles que moldam o corpo masculino, como a maturação do pênis. Por isso, também pode ser chamado de hormônio andrógeno.
A seguir, confira as funções desse hormônio:
- Desenvolvimento do pênis e dos testículos;
- Efeito no desejo sexual e na libido;
- Atua na produção de espermatozoides, além da maturação;
- Torna a voz mais grave na puberdade;
- Surgimento da barba e dos pelos pubianos;
- Pode contribuir com a calvície na maturidade;
- Impacto na força muscular e na composição óssea;
- Alterações comportamentais, que vão muito além da agressividade.
Testosterona em mulheres
Nas mulheres, os efeitos da testosterona são mais limitados, só que ainda assim são fundamentais. Por exemplo, auxilia no desenvolvimento da massa muscular e óssea. Dentro do processo reprodutivo, estimula o desejo sexual durante o período de ovulação.
Para aumentar a produção de testosterona, é possível recorrer a diferentes estratégias, além de medicamentos. São os casos da prática de atividade física e de uma alimentação saudável.
Fonte: Harvard