Publicidade

Mundo entra na contagem regressiva para chegar aos 8 bilhões de humanos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2022 às 16h04

Link copiado!

Mvaligursky/Envato Elements
Mvaligursky/Envato Elements

O planeta Terra está na contagem regressiva para atingir o marco de 8 bilhões de humanos — quando alcançado, este deve representar um novo capítulo para a humanidade, que nunca foi tão múltipla. Nesta sexta-feira (11), já são mais de 7.999.350.000 humanos vivos, segundo dados da plataforma Worldometer, atualizados em tempo real.

Quando chegarmos aos 8 bilhões de humanos, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirma que esta será uma ocasião para "celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil".

Por outro lado, Guterres pontua que o marco também "é um lembrete da nossa responsabilidade compartilhada em cuidar do nosso planeta e um momento para refletir sobre o fato de ainda estarmos aquém de nossos compromissos uns com os outros”.

Continua após a publicidade

8 bilhões de humanos no planeta

Oficialmente, a ONU estima que o planeta Terra chegue aos 8 bilhões de humanos na próxima terça-feira (15), quando será celebrado o Dia Mundial da População. Só que, como esta é uma questão puramente estatística, este recorde poderá, muito possivelmente, ser batido alguns dias ou horas antes do esperado.

Perspectivas de crescimento da população mundial

Continua após a publicidade

Apesar da proximidade dos 8 bilhões de humanos, o ritmo de crescimento da população global está mais lento desde 1950. Especificamente em 2020, ele chegou a cair 1% em decorrência da pandemia da covid-19 e da ausência de vacinas que pudessem proteger a humanidade.

Hoje, o crescimento já está em alta novamente. Entre as nações que mais crescem, está a Índia. É previsto que o número de indianos supere, pela primeira vez, a população da China, até então considerada a nação mais populosa do mundo, já em 2023.

Segundo o World Population Prospects 2022, 8,5 bilhões de pessoas devem habitar o mundo em 2030. Para 2050, este número deve crescer para 9,7 bilhões. O pico da população mundial deve ocorrer nos anos de 2080, quando 10,4 bilhões de humanos estarão vivos. Esta população deve ser mantida pelo menos até 2100.

Por que a população mundial não para de crescer?

Continua após a publicidade

Quando olhamos para alguns países europeus ou para o Japão, por exemplo, a impressão é que a população apenas envelhece. Sim, isto é um fato. Entre os anos de 2022 e 2050, a ONU estima que 61 países ou regiões autônomas percam pelo menos 1% da sua população local. Só que esta realidade está longe de ser a regra para o mundo.

Até 2050, a ONU também calcula que mais da metade do aumento projetado da população global deve estar concentrado em oito países:

  • República Democrática do Congo;
  • Egito;
  • Etiópia;
  • Índia;
  • Nigéria;
  • Paquistão;
  • Filipinas;
  • República Unida da Tanzânia.
Continua após a publicidade

Outro fenômeno que ajuda a explicar o porquê da população global continuar a crescer é o avanço da medicina e a expectativa de vida cada vez mais alta. Após superarmos o desafio imposto pela covid-19, a estimativa é que os idosos se tornem cada vez mais longevos.

Neste cenário, a parcela da população global com 65 anos ou mais deverá aumentar de 10% em 2022 para 16% em 2050. Dessa forma, o número de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo será, pela primeira vez, mais que o dobro o número de crianças com menos de 5 anos e aproximadamente o mesmo que o número de crianças com menos de 12 anos, aponta a ONU.

Fonte: ONU e Worldometer