Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jovem do TikTok descobre que seus ossos ficaram escuros após tomar antibióticos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Novembro de 2022 às 15h27

Link copiado!

Cara Shelton/Unsplash
Cara Shelton/Unsplash

No último sábado (12), um usuário do TikTok compartilhou um vídeo comentando sobre a rara condição que lhe acomete: o escurecimento intrínseco por minociclina, que deixa os ossos escuros. O internauta descobriu ter um esqueleto totalmente heavy metal após visitar o dentista, que constatou o escurecimento dos sisos no seu surgimento. Segundo o profissional, quase todos os ossos do jovem adquiriram a cor enegrecida.

O jovem, chamado Archie, foi tratado com minociclina durante o ensino médio para curar um caso severo de acne. Sem efeitos adversos aparentes, ele seguiu sua vida sem saber o que havia acontecido aos seus ossos — afinal, a condição só se revelaria por acontecimentos graves, como uma fratura exposta. Quando os dentes do siso nasceram, foi um susto: ele relata ter pensado que estavam apodrecendo, inicialmente.

Continua após a publicidade

A minociclina e os ossos escuros

Como o restante dos dentes nasceu antes do tratamento com minociclina, eles não apresentam escurecimento. O caso de Archie não foi dos piores, já que há o relato de uma mulher de 52 anos, descrito na Journal of Orthopaedic Surgery and Research, que fez uso do mesmo remédio por 32 anos, também contra acne, e que precisou passar por uma cirurgia no joelho.

No meio do procedimento, os médicos descobriram o escurecimento ósseo: apesar do susto, a cirurgia prosseguiu normalmente, servindo de alerta para outros cirurgiões. É importante saber sobre a condição e os efeitos da minociclina, já que há causas muito mais preocupantes de descoloração óssea por aí. Ossos escuros podem assustar, mas não há relatos de outros efeitos adversos vindos do uso do remédio para acne.

A minociclina é um antibiótico da família da tetraciclina, e as causas da descoloração ainda não são completamente compreendidas. O processo, a partir de seu uso, é rápido e permanente, mas não tem relação com necrose ou morte do tecido. Acredita-se que o responsável seja o ferro férrico, que se liga à droga oxidada no osso em desenvolvimento. Já no osso desenvolvido, a causa seria o acúmulo de quinina indissolúvel, advinda da degradação do anel aromático do medicamento.

Continua após a publicidade

A descoberta dos ossos escuros é bem mais comum durante consultas a dentistas. Profissionais da área relatam ter tratado de adultos com dentes amarronzados por terem usado tetraciclina durante a infância, nos anos 1950 e 1960. Para crianças abaixo de 8 anos, o medicamento teve o uso interrompido no final dos anos 1970, quando se descobriu que o antibiótico deixava listras manchadas na coroa dentária em desenvolvimento.

Em casos mais severos, relata o dentista Ollie Jupes ao IFLScience, procedimentos de clareamento dentário não surtem efeito, já que a mancha se localiza bem fundo no esmalte dos dentes. Coroas ou lentes de contato de porcelana, então, tiveram de ser usadas para cobrir o escurecimento, uma vez que a autoconfiança de muitos pacientes havia sido minada pela condição. Felizmente, brinca o profissional, nenhum paciente o procurou para tentar mudar a cor do úmero (osso do braço).

Fonte: Journal of Orthopaedic Surgery and Research, Clinics in Orthopedic Surgery via IFLScience