Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ciência implora para que você não use lente dental; entenda o porquê

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Julho de 2022 às 14h53

Link copiado!

 Juriel Majeed/Unsplash
Juriel Majeed/Unsplash

Muitas pessoas passaram a aderir à lente dental por conta das redes sociais, mas os especialistas não acham que seja uma boa ideia, a não ser que a pessoa realmente precise. A prática pode gerar problemas futuros por causar desgaste nos dentes.

O desgaste dental é feito para que as lentes se adaptem e não sobrem na região cervical do dente, próximo à gengiva. Isso acontece porque, em caso de excesso de material no limite entre a lente de contato e a gengiva, pode ocorrer inflamação, acúmulo de bactérias e infiltrações de cárie.

Outro alerta é que o tratamento é definitivo, ou seja: uma vez colocado, ele não é removido totalmente, apenas substituído. Na prática, o dente original continua desgastado. Nas redes sociais, diversas celebridades já mostraram como ficam os dentes de verdade depois de aderir ao tratamento:

Continua após a publicidade

Para quem a lente dental é indicada?

A lente dental é indicada para casos de leves desalinhamentos, manchamentos, dentes desgastados ou quebrados por fatores externos, angulação ou posicionamento dos dentes. No entanto, os profissionais da área apontam que a maior procura se dá por conta da coloração, algo que pode ser resolvido apenas com clareamento.

Já nas questões de alinhamento, o indicado é procurar um aparelho ortodôntico, em vez de colocar as lentes. Um outro alerta é que se busque um profissional de confiança, e buscar o tratamento se houver uma indicação. Isso porque o tratamento deve ser indicado somente após a constatação de que os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal estão saudáveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Bright Side Dental, Maxila Center, Estadão