Ciência implora para que você não use lente dental; entenda o porquê
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Muitas pessoas passaram a aderir à lente dental por conta das redes sociais, mas os especialistas não acham que seja uma boa ideia, a não ser que a pessoa realmente precise. A prática pode gerar problemas futuros por causar desgaste nos dentes.
- Dentes são ossos? Entenda do que são feitos e como nascem
- Ciência desenvolve tratamento para fazer dentes nascerem de novo
O desgaste dental é feito para que as lentes se adaptem e não sobrem na região cervical do dente, próximo à gengiva. Isso acontece porque, em caso de excesso de material no limite entre a lente de contato e a gengiva, pode ocorrer inflamação, acúmulo de bactérias e infiltrações de cárie.
Outro alerta é que o tratamento é definitivo, ou seja: uma vez colocado, ele não é removido totalmente, apenas substituído. Na prática, o dente original continua desgastado. Nas redes sociais, diversas celebridades já mostraram como ficam os dentes de verdade depois de aderir ao tratamento:
Para quem a lente dental é indicada?
A lente dental é indicada para casos de leves desalinhamentos, manchamentos, dentes desgastados ou quebrados por fatores externos, angulação ou posicionamento dos dentes. No entanto, os profissionais da área apontam que a maior procura se dá por conta da coloração, algo que pode ser resolvido apenas com clareamento.
Já nas questões de alinhamento, o indicado é procurar um aparelho ortodôntico, em vez de colocar as lentes. Um outro alerta é que se busque um profissional de confiança, e buscar o tratamento se houver uma indicação. Isso porque o tratamento deve ser indicado somente após a constatação de que os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal estão saudáveis.
Fonte: Bright Side Dental, Maxila Center, Estadão