Já houve uma epidemia de coronavírus 25 mil anos atrás, segundo estudo

Já houve uma epidemia de coronavírus 25 mil anos atrás, segundo estudo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 25 de Junho de 2021 às 20h00
Mattthewafflecat/Pixabay

Os pesquisadores seguem na busca incessante por informações concretas em torno da origem da COVID-19. No entanto, a família viral já é conhecida antiga da humanidade, como demonstra novo estudo sobre uma epidemia de coronavírus no Leste da Ásia há cerca 25 mil anos que deixou rastros no DNA de pessoas da China, do Japão e do Vietnã.

Os pesquisadores aplicaram análises computacionais aos genomas de mais de 2.500 pessoas de 26 populações em todo o mundo e encontraram assinaturas em 42 genes humanos diferentes. Esses sinais estavam presentes em apenas cinco populações, todas do Leste Asiático, a provável pátria ancestral da família dos coronavírus. Isso sugere que os ancestrais dos asiáticos orientais modernos foram inicialmente expostos aos coronavírus há cerca de 25 mil anos.

A família coronavírus inclui vírus de resfriado comum, que não costumam causar complicações, mas também inclui os causadores da MERS e da SARS, que causaram surtos letais significativos nos últimos 20 anos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Fernando Zhiminaicela/Pixabay)

Ao descobrir os genes afetados por surtos virais históricos, o estudo aponta para a promessa de análises genéticas evolutivas como uma nova ferramenta para combater crises futuras.

Vale apontar que a pandemia de COVID-19 não é a primeira que a humanidade enfrenta. Somente no século XX, três variantes do vírus da gripe resultaram em surtos abrangentes que mataram milhões de pessoas. Inclusive, aqui no Canaltech já fizemos um especial sobre as piores pandemias da história.

Fonte: Current Biology via Science Alert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.