Imagens do cérebro de crianças que tiveram covid mostram anormalidades
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Infecções provocadas pelo vírus da covid-19 podem provocar anormalidades no cérebro de crianças, segundo uma nova revisão sistemática e meta-análise publicada na revista Scientific Reports. Descoberta reforça a importância da vacinação no público infantil.
- Como as vacinas contra covid-19 mudaram o Brasil nos últimos 3 anos
- Por que as pessoas ainda têm complicações da covid-19?
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Libanesa, o pequeno estudo analisou outros 96 artigos científicos sobre os efeitos da covid-19 em crianças com sintomas neurológicos, como dor de cabeça, dor muscular (mialgia) ou convulsões, por exemplo.
Por causa desses sintomas associados com a covid-19, os pacientes realizaram algum tipo de exame de imagem do cérebro, como uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada. No total, foram identificadas 327 crianças que se encaixavam nos critérios.
“Nossas descobertas revelam que uma proporção substancial de pacientes pediátricos da covid-19, com sintomas neurológicos, apresentam resultados anormais de neuroimagem”, afirmam os autores. Para ser preciso, 43,7% das crianças apresentaram alguma anormalidade no cérebro.
Cérebro pós-covid
Para entender, a pesquisa não identificou uma única anormalidade no cérebro aparentemente provocada pela covid-19. Na verdade, foi possível encontrar uma série de alterações, após os escaneamento, como quadros de encefalite ou de inflamação cerebral.
A seguir, confira quais foram as anormalidades no cérebro e na medula espinhal encontradas no pequeno levantamento:
- Problemas neurovasculares, presentes em 8,22%;
- Lesões semelhantes a encefalomielite disseminada aguda, presentes em 7,69%;
- Padrão encefalítico, presente em 13,95%;
- Mielite, presente em 4,6%;
- Lesões esplênicas transitórias, presentes em 16,26%;
- Outras anormalidades, presentes em 12,03%.
No momento, não se sabe como essas anormalidades afetam o dia a dia das crianças. Se elas podem provocar sequelas cognitivas e neurológicas duradouras nos pacientes, é algo que ainda não está claro.
Covid-19 em crianças
Mesmo que as crianças, na maioria da vezes, não apresentem problemas de saúde relacionados à covid-19, não é possível generalizar este desfecho, como aponta o estudo desenvolvido no Líbano,
“A incidência observada de anormalidades neurológicas em pacientes pediátricos com covid-19 levanta várias implicações clínicas e de pesquisa importantes”, defendem os autores.
Inclusive, eles sugerem que os pacientes infectados pelo coronavírus com sintomas neurológicos devem ser acompanhados, o que ajudará a entender a duração desses problemas, em estudos futuros.
Importância das vacinas contra covid-19
Vale destacar que os dados usados na pesquisa foram coletados entre dezembro de 2019 e outubro de 2021, a partir de casos das Américas, Ásia e Europa. Neste período, as vacinas não estavam disponíveis para as crianças. É possível que a imunização contra a covid-19 torne as anormalidades cerebrais algo ainda mais incomum.
Outro ponto é que os autores não conseguem afirmar, com precisão, se as anormalidades foram causadas pela covid-19. Alguns pacientes podem ter as alterações por outras causas, como lesões, condições pré-existentes ou procedimentos médicos. Por isso, mais estudos são necessários.
Fonte: Scientific Reports