SP lança site para pré-cadastro em imunização contra COVID-19; veja como fazer
Por Nathan Vieira |
Levou quase um ano para que a vacina contra a COVID-19 se tornasse uma realidade no Brasil, mas a campanha de vacinação no país deve começar ainda nesta segunda-feira (18), a partir das 17h. E com a premissa de agilizar atendimento nos locais de vacinação, o Governo de São Paulo lançou no último domingo (17) o site #VacinaJá, em que as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem realizar um pré-cadastro.
- Saúde solicita entrega de todas as doses da CoronaVac; SP deve recorrer ao STF
- O que sabemos sobre a nova variante do coronavírus descoberta em Manaus
- CoronaVac e vacina de Oxford são aprovadas pela Anvisa para uso emergencial
A princípio, o público alvo para a realização desse pré-cadastro é composto por profissionais da saúde e indígenas. Durante o anúncio do site, o Governo esclareceu que esse pré-cadastro não se trata exatamente de um agendamento, mas a ideia basicamente é garantir um "atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações". O fornecimento das informações é opcional.
Vale ressaltar que as pessoas que não conseguirem fazer o pré-cadastro não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Partindo disso, apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos próprios locais de trabalho.
Além de disponibilizar o pré-cadastro, o #VacinaJá também traz uma aba voltada aos locais de vacinação, e algumas informações a respeito da campanha de vacinação, como a estimativa de que até o dia 28 de março quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com as doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.
O site também aponta o cronograma que estabelece cinco etapas de vacinação. Na primeira fase, a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses.
Como se cadastrar para tomar a vacina contra a COVID-19 em São Paulo
Passo 1: no site #VacinaJa, há duas opções: realizar o pré-cadastro ou acessar os locais de vacina. A primeira coisa que se deve fazer para realizar o pré-cadastro é escolher essa opção, que redireciona para uma nova janela.
Passo 2: a nova página para a qual se é redirecionado afirma "Este questionário foi elaborado para coletar informações cadastrais para vacinação para COVID-19", e traz embaixo uma imagem com números e letras. Basta digitar o código e clicar em "Avançar". Se estiver com dificuldades para decifrar os números e letras disponíveis na imagem, o site fornece a opção de "gerar outra imagem". Se estiver com dificuldade para enxergar, também é possível selecionar "Reproduzir o código de áudio".
Passo 3: ao clicar em avançar, você será redirecionado para um formulário que pede nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, CEP, e-mail e telefone celular. No entanto, os únicos campos obrigatórios nessa etapa são o CPF e a data de nascimento. Depois de preencher as informações, basta selecionar a opção "Avançar" lá no final.
Passo 4: por fim, o site pede a confirmação dos dados que você informou. Depois de revisar as informações, se tudo estiver correto, basta selecionar a opção "Confirmo as informações inseridas neste formulário" e então clicar em "Enviar". Se alguma informação estiver incorreta ou faltando, você tem a opção "Anterior", que te leva de volta para a página do formulário, para que você possa corrigir.
Postos de vacinação
O site também fornece a opção de verificar os postos de vacinação. Basicamente, a página traz um mapa interativo com uma legenda ao lado apontando os postos. É possível digitar o seu CEP para saber qual o posto mais perto de você, num raio de 5 Km, e até mesmo obter orientações de direções de um determinado endereço até o posto em questão.
Segundo o site, a operação começa com a imunização de trabalhadores de saúde de seis hospitais de referência do estado: HCs da Capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme). Novas informações serão divulgadas sobre a ativação dos demais postos.
Fonte: Governo de São Paulo