Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Futuro das vacinas contra covid: EUA preparam plano de adaptação

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Abril de 2022 às 15h10

Link copiado!

WildMediaSK/envato
WildMediaSK/envato

Para definir os próximos rumos da vacinação contra a covid-19, autoridades de saúde dos Estados Unidos se encontraram, na última quarta-feira (6). O encontro não gerou resultados concretos, mas começa a solidificar a ideia de que doses do imunizante devem ser distribuídas anualmente e, muito provavelmente, serão adaptas para as variantes em circulação.

No encontro sobre as vacinas, estiverem presentes membros Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados (VRBPAC) da agência Food and Drug Administration (FDA). Após a reunião, Eric Rubin, editor-chefe de uma revista científica e parte do conselho, comentou que esta "foi uma boa oportunidade para mostrar o quão complexa será a tomada de decisão daqui para frente", durante entrevista para a CNN.

Continua após a publicidade

“No momento, não temos uma boa ideia de como será a vacina da próxima geração”, adiantou Rubin. No entanto, questionamentos sobre a possível existência de novas doses não é mais parte do debate e, sim, realidade. O desafio será prever quais novas cepas da covid surgirão e como as vacinas serão desenvolvidas.

Agora, os membros do comitê da FDA devem se encontrar novamente entre os meses de junho e agosto. A ideia será definir como serão as doses de reforço contra a covid-19 para a temporada do inverno.

Vacinas adaptadas contra covid

"Deve haver alguma reflexão sobre um plano colaborativo — e isso está avançando — que inclui fabricantes, a FDA e outras agências de saúde pública", afirmou Jerry Weir, do Escritório de Pesquisa e Revisão de Vacinas da FDA, para o comitê consultivo.

Continua após a publicidade

Em resumo, "a FDA e o VRBPAC revisariam a epidemiologia das variantes circulantes do SARS-CoV-2 nos EUA, a eficácia das vacinas disponíveis em uso e os dados clínicos disponíveis e as questões que envolvem a fabricação de vacinas modificadas, a fim de determinar se deve recomendar uma vacina atualizada para uso", explicou Weir sobre um possível modelo de desenvolvimento.

“Esses planos devem ser desenvolvidos para responder a qualquer variante emergente que escape da proteção fornecida pelas vacinas atualmente disponíveis”, completou.

Modelo: vacina contra a gripe

Do outro lado, especialistas indicam que seja adotado um modelo similar ao desenvolvimento do imunizante anual contra a gripe (influenza). "Pode ser melhor ter uma abordagem unificada com uma seleção de cepas ou uma seleção de variantes, da mesma forma que fazemos para a gripe", argumentou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

Continua após a publicidade

Enquanto a próxima geração de imunizantes é discutida, vale lembrar que, na semana passada, a FDA autorizou a quarta dose da vacina contra a covid-19 para todas as pessoas com 50 anos ou mais, independente de qualquer comorbidade. No Brasil, o Ministério da Saúde orienta a aplicação da dose extra em idosos com mais de 80 anos e alguns estados já imunizam quem tem 60 anos ou mais.

Fonte: CNN