Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina anual? EUA discutem como será futuro das doses de reforço da covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Abril de 2022 às 11h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

As autoridades de saúde dos Estados Unidos devem discutir, na quarta-feira (6), o futuro da campanha de vacinação contra a covid-19. No encontro, os membros da agência Food and Drug Administration (FDA) também irão definir se a quarta dose da vacina deve valer para todos os norte-americanos e se o imunizante será aplicado de forma anual, como já acontece com a gripe (influenza).

Vale lembrar que, na semana passada, a FDA autorizou que a quarta dose da vacina contra a covid-19 para todas as pessoas com 50 anos ou mais, independente de qualquer comorbidade. No Brasil, o Ministério da Saúde orienta a aplicação da dose extra em idosos com mais de 80 anos e alguns estados já imunizam quem tem 60 anos ou mais.

Continua após a publicidade

Futuro da estratégia de vacinação

A discussão sobre o futuro da vacinação contra a covid-19 será feita, especificamente, pelo Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA. O principal objetivo do encontro é definir se o reforço deve ser anual e, caso sim, como será definida a fórmula do imunizante. Por exemplo, pode-se desenvolver uma vacina contra as cepas em maior circulação, como a Ômicron (BA.1) e a subvariante BA.2.

“Agora, é a hora de discutir a necessidade de futuros reforços, pois pretendemos avançar com segurança", explica Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, em comunicado. O foco será transformar o coronavírus SARS-CoV-2 em um vírus normal, como uma doença endêmica.

"Reunir nosso painel de consultores científicos externos e especializados em uma discussão aberta e transparente sobre a vacinação de reforço é um passo importante para obter informações, contribuições e conselhos de especialistas à medida que começamos a formular a melhor estratégia regulatória para lidar com a covid-19 e as novas variantes daqui para a frente", completa Marks.

Continua após a publicidade

Reforço da covid será anual, como o da gripe?

Para entender as próximas campanhas de vacinação contra a covid-19, é possível pensar em como os governos encaram a gripe: com a vacinação anual. É o caminho que sugere Anthony Fauci, imunologista e conselheiro médico do presidente Joe Biden.

"Não sabemos disso como um fato, mas pode ser que precisemos de reforços anuais até atingirmos esse nível tão baixo" de risco da covid para a sociedade norte-americana, explica Fauci, durante entrevista para a CNN. Para alcançar este objetivo, é possível que uma nova vacina seja necessário todos os anos, "da mesma forma que ajustamos as vacinas contra a gripe", aponta.

Fonte: CNN