Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Farinha de aveia pode deixar chocolate saudável sem ninguém notar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Fevereiro de 2024 às 17h06

Link copiado!

Kuban-Kuban/Envato Elements
Kuban-Kuban/Envato Elements

A farinha de aveia pode ser uma opção para tornar o chocolate mais saudável sem ninguém notar a diferença, de acordo com o que descobriram pesquisadores da Pennsylvania State University (EUA).  Em experimento, o grupo desenvolveu um chocolate amargo em que grande parte do açúcar foi substituída pelo ingrediente. 

O estudo foi conduzido através de um teste cego, em que 66 voluntários foram conduzidos a comer amostras de chocolate feitas com farinha de aveia ou de arroz e com uma redução de 25% ou 50% no açúcar. O público também comeu um pedaço normal de chocolate meio-amargo que continha 54% de açúcar.

O argumento dos pesquisadores é que a maior parte do chocolate que costuma ser vendido no mercado contém aproximadamente 50% de açúcar em peso, sendo os outros 50% principalmente gordura e sólidos de cacau.

Continua após a publicidade

O grupo defende, então, que reduzir consideravelmente o teor de açúcar já faz uma grande diferença não apenas no sabor, mas também na textura.

Teste cego com chocolate

No teste cego, os participantes acharam que as amostras com redução de 25% no açúcar eram muito parecidas com o controle. A diferença, no entanto, ficou por conta da textura: a maior parte achou que a farinha de arroz deixou o doce "farinhento", o que corroborou para uma experiência negativa.

Por outro lado, o chocolate com farinha de aveia foi descrito como "macio e cremoso" pelos envolvidos no estudo.

O estudo continuou com um novo teste cego. Dessa vez, 90 voluntários receberam três tipos de chocolate (um controle de 54% de açúcar, um de aveia e um de farinha de arroz). O público teve uma reação negativa ao chocolate com farinha de arroz, mas chegou até a preferir o chocolate com farinha de aveia, em comparação com o "original".

Por que diminuir o açúcar do chocolate?

Os cientistas norte-americanos afirmam no estudo que há 40 anos a comunidade médica tenta dizer às pessoas para comerem menos açúcar, uma vez que o consumo excessivo contribui para obesidade, diabetes e até mesmo transtornos psiquiátricos.

Continua após a publicidade

No entanto, essa conscientização tem funcionado pouco, principalmente levando em consideração que o chocolate é irresistível (o que é científico, de modo que o segredo é a forma como é lubrificado, pelos ingredientes, pela saliva ou uma combinação de ambos os fatores). 

“Portanto, em vez de fazer as pessoas se sentirem culpadas, precisamos conhecê-las e descobrir como melhorar a comida e, ao mesmo tempo, preservar o prazer da comer”, garantem os pesquisadores. Assim, a farinha de aveia pode ser uma aliada nessa missão e ajudar na produção de uma versão mais saudável de chocolate, sem que essa mudança seja tão perceptível.

Fonte: Journal of Food SciencePenn State