Por que o chocolate é tão irresistível? A ciência tem uma resposta!
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Eis um fato indiscutível: muitas pessoas amam chocolate. Mas qual será o segredo por trás dessa iguaria que a torna tão irresistível? Foi com essa pergunta em mente que pesquisadores da University of Leeds (Reino Unido) conduziram uma análise.
- Por que o chocolate fica branco com o passar do tempo? Ainda é seguro comer?
- Cientistas encontram metais tóxicos em chocolates de marcas famosas
Na prática, os cientistas decodificaram o processo físico que ocorre na boca quando um pedaço de chocolate é comido, e perceberam que ele se transforma de um sólido em uma emulsão suave, um dos fatores responsáveis pelo sucesso.
Segundo o artigo, o grande segredo é a forma como o chocolate é lubrificado, seja pelos ingredientes do próprio chocolate, pela saliva ou uma combinação dos dois. Além disso, a gordura desempenha uma função-chave quase imediatamente quando um pedaço de chocolate está em contato com a língua.
Os pesquisadores descrevem que, depois disso, as partículas sólidas de cacau são liberadas e a gordura mais profunda no interior do chocolate pode ser reduzida sem afetar a sensação. "A ciência da lubrificação fornece percepções mecanicistas sobre como o alimento realmente é sentido na boca. Você pode usar esse conhecimento para projetar alimentos com melhor sabor, textura ou benefícios para a saúde", explicam os envolvidos.
Conforme indicam os pesquisadores, é a localização da gordura na composição do chocolate que importa em cada etapa de lubrificação.
"Estamos mostrando que a camada de gordura precisa estar na camada externa do chocolate, isso é o mais importante, seguido pelo revestimento eficaz das partículas de cacau pela gordura, que ajudam a fazer a sensação do chocolate na boca ser tão boa", concluem os cientistas.
Então, quando o chocolate está em contato com a língua, ele libera uma película gordurosa que reveste a língua e outras superfícies da boca. É esta película gordurosa que faz com que o chocolate fique macio durante todo o tempo em que está na boca.
Fonte: ACS Applied Materials & Interfaces via Science Daily