Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o chocolate é tão irresistível? A ciência tem uma resposta!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Março de 2023 às 11h42

Link copiado!

Tijana Drndarski/Unsplash
Tijana Drndarski/Unsplash

Eis um fato indiscutível: muitas pessoas amam chocolate. Mas qual será o segredo por trás dessa iguaria que a torna tão irresistível? Foi com essa pergunta em mente que pesquisadores da University of Leeds (Reino Unido) conduziram uma análise.

Na prática, os cientistas decodificaram o processo físico que ocorre na boca quando um pedaço de chocolate é comido, e perceberam que ele se transforma de um sólido em uma emulsão suave, um dos fatores responsáveis pelo sucesso.

Segundo o artigo, o grande segredo é a forma como o chocolate é lubrificado, seja pelos ingredientes do próprio chocolate, pela saliva ou uma combinação dos dois. Além disso, a gordura desempenha uma função-chave quase imediatamente quando um pedaço de chocolate está em contato com a língua.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores descrevem que, depois disso, as partículas sólidas de cacau são liberadas e a gordura mais profunda no interior do chocolate pode ser reduzida sem afetar a sensação. "A ciência da lubrificação fornece percepções mecanicistas sobre como o alimento realmente é sentido na boca. Você pode usar esse conhecimento para projetar alimentos com melhor sabor, textura ou benefícios para a saúde", explicam os envolvidos.

Conforme indicam os pesquisadores, é a localização da gordura na composição do chocolate que importa em cada etapa de lubrificação.

"Estamos mostrando que a camada de gordura precisa estar na camada externa do chocolate, isso é o mais importante, seguido pelo revestimento eficaz das partículas de cacau pela gordura, que ajudam a fazer a sensação do chocolate na boca ser tão boa", concluem os cientistas.

Continua após a publicidade

Então, quando o chocolate está em contato com a língua, ele libera uma película gordurosa que reveste a língua e outras superfícies da boca. É esta película gordurosa que faz com que o chocolate fique macio durante todo o tempo em que está na boca.

Fonte: ACS Applied Materials & Interfaces via Science Daily