Publicidade

Experimento com infrassom de 17 Hz causa repulsa e medo nas pessoas

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Melanie Wasser/Unsplash
Melanie Wasser/Unsplash

Gritos, sussurros e barulhos desconhecidos dão medo, mas os sons que o ouvido humano não consegue escutar também podem causar reações e despertar sentimentos negativos, como repulsa, mesmo que não seja possível racionalizar a situação. É o que mostra um clássico experimento realizado na Inglaterra, envolvendo um infrassom com frequência sonora de 17 Hz.

Para contextualizar: a faixa audível de sons para o ouvido humano é a partir de 20 Hz. Quando a frequência é menor, o som passa a ser chamado de infrassom. É algo considerado extremamente grave, mas que pode causar reações de sensibilidade.

Efeitos da frequência sonora de 17 Hz

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No ano de 2003, os cientistas ingleses do National Physical Laboratory montaram um experimento em que cerca de 750 voluntários foram expostos a uma frequência sonora de 17 Hz, “escondido” pelo som da música normal de um concerto. 

"Queríamos descobrir se o infrassom [misturado] na música gerava efeitos psicológicos incomuns, mesmo em ouvintes que não tinham consciência de sua presença”, explica Sarah Angliss, compositora e designer de som que contribuiu com o experimento, em relato disponível em seu site. A hipótese demonstrou ser verdadeira, como veremos a seguir.

Como em um estudo duplo-cego, algumas apresentações contavam com o infrassom e outras não, sem que o público soubesse qual era qual. Segundo a equipe, 22% das pessoas relataram efeitos estranhos com o infrassom

Entre os efeitos relatados, estão: 

  • Tristeza;
  • Calafrios;
  • Mal-estar generalizado.
  • Sentimentos de repulsa e de medo.

“Os resultados sugerem que o som de baixa frequência pode fazer com que as pessoas tenham experiências incomuns, mesmo que não consigam detectar conscientemente o infrassom”, comenta Richard Wiseman, psicólogo e outro pesquisador envolvido no projeto, em reportagem para a NBC na época. 

Sons que dão medo

Continua após a publicidade

Neste experimento inglês, o infrassom foi produzido artificialmente. Entretanto, alguns animais podem produzir sons “invisíveis” aos ouvidos humanos, como aponta a pesquisa de Elizabeth von Muggenthaler, da Fauna Communications Research Institute (EUA). É o caso de tigres que, durante o rugido, emitem uma frequência sonora de 17,5 Hz.

Ainda não foi testado, mas é possível que o som extremamente grave do rugido esteja relacionado com o efeito paralisante que tigres podem causar em algumas presas. As baleias também emitem infrassons, e estações de infrassom que "escutam" ondas sonoras de frequência ultrabaixa podem ajudar esses animais nos oceanos. Sensores semelhantes ajudam na detecção de terremotos e podem ser usados até no estudo de outros planetas.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Engenheiros desenvolvem drone silencioso para quem odeia barulho

Fonte: Journal of the Acoustical Society of America, Sarah Angliss, NBC  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*