Experimento com infrassom de 17 Hz causa repulsa e medo nas pessoas
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Gritos, sussurros e barulhos desconhecidos dão medo, mas os sons que o ouvido humano não consegue escutar também podem causar reações e despertar sentimentos negativos, como repulsa, mesmo que não seja possível racionalizar a situação. É o que mostra um clássico experimento realizado na Inglaterra, envolvendo um infrassom com frequência sonora de 17 Hz.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que são frequências graves, médias e agudas?
- O "som do silêncio" existe e pode ser ouvido por seres humanos
Para contextualizar: a faixa audível de sons para o ouvido humano é a partir de 20 Hz. Quando a frequência é menor, o som passa a ser chamado de infrassom. É algo considerado extremamente grave, mas que pode causar reações de sensibilidade.
Efeitos da frequência sonora de 17 Hz
No ano de 2003, os cientistas ingleses do National Physical Laboratory montaram um experimento em que cerca de 750 voluntários foram expostos a uma frequência sonora de 17 Hz, “escondido” pelo som da música normal de um concerto.
"Queríamos descobrir se o infrassom [misturado] na música gerava efeitos psicológicos incomuns, mesmo em ouvintes que não tinham consciência de sua presença”, explica Sarah Angliss, compositora e designer de som que contribuiu com o experimento, em relato disponível em seu site. A hipótese demonstrou ser verdadeira, como veremos a seguir.
Como em um estudo duplo-cego, algumas apresentações contavam com o infrassom e outras não, sem que o público soubesse qual era qual. Segundo a equipe, 22% das pessoas relataram efeitos estranhos com o infrassom.
Entre os efeitos relatados, estão:
- Tristeza;
- Calafrios;
- Mal-estar generalizado.
- Sentimentos de repulsa e de medo.
“Os resultados sugerem que o som de baixa frequência pode fazer com que as pessoas tenham experiências incomuns, mesmo que não consigam detectar conscientemente o infrassom”, comenta Richard Wiseman, psicólogo e outro pesquisador envolvido no projeto, em reportagem para a NBC na época.
Sons que dão medo
Neste experimento inglês, o infrassom foi produzido artificialmente. Entretanto, alguns animais podem produzir sons “invisíveis” aos ouvidos humanos, como aponta a pesquisa de Elizabeth von Muggenthaler, da Fauna Communications Research Institute (EUA). É o caso de tigres que, durante o rugido, emitem uma frequência sonora de 17,5 Hz.
Ainda não foi testado, mas é possível que o som extremamente grave do rugido esteja relacionado com o efeito paralisante que tigres podem causar em algumas presas. As baleias também emitem infrassons, e estações de infrassom que "escutam" ondas sonoras de frequência ultrabaixa podem ajudar esses animais nos oceanos. Sensores semelhantes ajudam na detecção de terremotos e podem ser usados até no estudo de outros planetas.
Leia mais:
- 5 maiores terremotos que já aconteceram no Brasil
- Estas bizarras criaturas da Antártica podem viver mais de 11 mil anos
- Golfinhos testam positivo para fentanil no Golfo do México
VÍDEO: Engenheiros desenvolvem drone silencioso para quem odeia barulho
Fonte: Journal of the Acoustical Society of America, Sarah Angliss, NBC