SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

É possível "conversar" com pessoas que estão dormindo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Novembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Em estudo publicado no último dia 12 de outubro na revista Nature Neuroscience, pesquisadores mostraram que é possível "conversar" com pessoas que estão dormindo. Ao todo, o estudo contou com 49 participantes (dentre eles, 27 com narcolepsia, ou seja, que caem no sono diversas vezes durante o dia).

Os voluntários foram instruídos a mexer a boca ou a testa quando ouvissem alguma palavra que fizesse sentido, e então passaram a noite no laboratório, usando eletrodos na cabeça e no rosto.

Depois que todos adormeceram (o que foi indicado através do eletroencefalograma), um alto-falante passou a reproduzir algumas palavras — tanto palavras conhecidas quanto inventadas. Essas palavras eram apresentadas a cada dez segundos, em um volume baixo para que ninguém acordasse.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o computador registrava as ondas cerebrais da pessoa e as contrações dos músculos faciais. Depois que acordaram, os participantes foram instruídos a relatar o que tinham vivido durante o sono.

Pessoas entendem mesmo dormindo

Com a técnica, foi possível entender que todos os voluntários, em qualquer fase do sono, responderam com movimentos de boca ou da testa quando estimulados por palavras verdadeiras e não responderam com esses movimentos quando estimulados com palavras falsas.

O monitoramento por eletroencefalograma também garantiu que os participantes não acordaram durante o estudo. O mais interessante de tudo é que os voluntários não se lembravam de terem respondido corretamente ao estímulo, e quando o faziam, esse estímulo aparecia na memória misturado a sonhos.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores concluem que a capacidade de discriminar sons de palavras está atuando enquanto as pessoas dormem e que a mente, enquanto dorme, é capaz de discriminar o tipo de estímulo e responder da forma combinada.

Ciência estuda o sono

Já faz tempo que os pesquisadores tentam entender os mistérios do sono. Em 2021, por exemplo, um estudo permitiu responder o que é sono profundo. Já neste ano, uma pesquisa revelou que bons hábitos do sono podem aumentar expectativa de vida em até 5 anos.

Continua após a publicidade

Os cientistas também já apontaram que existem pelo menos 16 tipos de sono, e que um dos distúrbios do sono mais complicados registrados pela medicina é o transtorno comportamental do sono REM, um tipo de parassonia que resulta em comportamentos anormais durante o sono, trazendo consequências indesejadas.

Fonte: Nature Neuroscience