Publicidade

É melhor tomar banho de dia ou à noite? Veja o que diz a ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2024 às 16h23

Link copiado!

Hannah Xu/Unsplash
Hannah Xu/Unsplash

A Sleep Foundation já mostrou que 42% das pessoas preferem começar o dia com banho. Enquanto isso, 25% preferem tomar banho logo antes de dormir. Mas é melhor tomar banho de dia ou à noite? Vamos ver o que a ciência diz. 

O banho de manhã funciona para "acordar" o corpo, já que dependemos de algumas dicas para regular o ritmo circadiano (o famoso relógio biológico). Um banho regular pode servir como um sinal de que é hora de acordar e ficar mais alerta.

Já as pessoas que tomam banho à noite defendem que a prática costuma relaxar o corpo antes do sono.

Continua após a publicidade

Mas você quer um spoiler? A verdade é que tomar banho durante o dia tem algumas vantagens, e tomar banho à noite tem outras completamente diferentes. Vai muito da sua rotina e da sua preferência. De qualquer forma, as duas práticas fornecem benefícios!

Banho durante o dia

O banho durante o dia é indicado principalmente porque as pessoas tendem a transpirar à noite. Então, ao acordar de manhã, o corpo carrega muito suor e bactérias dos lençóis. 

Uma dica que os especialistas dão para quem gosta de se banhar de manhã, inclusive, é optar pelo banho gelado, já que a água mais fria ajuda a reduzir níveis de estresse, ao liberar neurotransmissores. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Segundo um artigo da Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy, a água fria atinge os receptores de frio na pele e envia impulsos elétricos ao cérebro que reduzem a dor. Outro efeito é deixar os vasos sanguíneos mais estreitos.

Se você precisa lavar o cabelo e não consegue secar cerca de uma hora antes de dormir, então é preverível o banho matinal.

Não porque dormir com o cabelo molhado seja significado de resfriado (isso é mito), mas porque pode causar caspa e pode aumentar o risco de uma infecção fúngica. 

Continua após a publicidade

De qualquer forma, o banho matinal diário está associado a melhoria da qualidade de vida e dos níveis de energia.

Banho durante a noite

Mas se você prefere tomar banho durante a noite, fique tranquilo: também faz bem, já que tira o óleo, os poluentes e a sujeira que se acumularam na pele durante todo o dia.

O banho noturno também pode ser benéfico para o sono, já que atuam como um marcador circadiano para sinalizar aos nossos corpos para começarem a relaxar.

Continua após a publicidade

Quando a hora de dormir se aproxima, o corpo esfria naturalmente. Então tomar banho aumenta esse processo, causando o resfriamento e, por sua vez, acelerando o sono.

Ou seja: o banho quente é uma estratégia para fazer o sono chegar mais rápido. Preparar uma rotina antes de dormir (escovar os dentes, tomar um banho e fazer uma atividade específica, como ler um livro) pode " ensinar" o seu organismo a desacelerar naquela hora.

Então a ciência diz que tomar banho de dia pode ser benéfico para despertar o corpo, e tomar banho à noite pode ser benéfico para fazer o corpo relaxar. 

Fonte: ElsevierUniversity of Utah Health, Sleep Foundation