Publicidade

Pode tomar banho durante uma tempestade com raios?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Setembro de 2022 às 12h40

Link copiado!

Anna_Om/Envato
Anna_Om/Envato

Pode parecer estranho, mas você realmente não deveria tomar banho, quando do lado de fora da sua casa acontece um temporal. Mesmo dentro de casa, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, explica que não estamos 100% seguros contra os raios e que, infelizmente, há risco para quem está tomando banho, dependendo de alguns fatores.

Aqui, é importante distinguir uma simples chuva de uma tempestade. O conselho vale exclusivamente para momentos em que existem trovoadas — os sons do raio cortando o ar na atmosfera. Nessas circunstâncias, o CDC chega a recomendar que não se deve nem ficar próximo de janelas e muito menos pensar em lavar louça. “É melhor evitar toda a água durante uma tempestade. Não tome banho, lave a louça ou limpe as mãos”, aconselha.

Por que não é seguro tomar banho durante uma tempestade?

Continua após a publicidade

O risco de um raio para quem toma banho é que, em tese, a descarga elétrica pode atravessar o encanamento, especialmente se ele foi construído com tubos metálicos. "O relâmpago pode atravessar o encanamento", reforça o CDC sobre o potencial perigo em tomar banho durante uma tempestade.

Por outro lado, "o risco de um raio atravessar o encanamento pode ser menor quando são usados tubos de plástico do que tubos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com encanamento e água corrente durante uma tempestade, com raios, para reduzir o risco de ser atingido", afirma o CDC.

Mesmo dentro de casa, a entidade aconselha que não se deve ficar em varandas e não se deve usar "nada conectado a uma tomada elétrica, como computadores ou outros equipamentos eletrônicos”. Agora, "telefones celulares e telefones sem fio são seguros, se não estiverem conectados a uma tomada por meio de um carregador”, informa.

Continua após a publicidade

Quantas pessoas morrem atingidas por raios no Brasil?

Entre 2000 e 2019, o Brasil registrou 2.194 mortes devido às descargas elétricas, sendo que 43% desses óbitos ocorreram durante o verão, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe). Por ano, isso significa que aproximadamente 115 brasileiros morrem nessas circunstâncias.

Nos EUA, o risco é relativamente menor. Entre 2006 e 2021, o CDC calcula que os raios mataram, em média, 28 norte-americanos por ano. Neste intervalo, foram cerca 420 óbitos.

Continua após a publicidade

Como raios ferem e matam pessoas?

O índice de letalidade de pessoas atingidas por raios é bastante alto. O CDC calcula que pelo menos 10% das pessoas afetadas morrem. Entre as causas, a primeira é o ataque cardíaco (infarto). No entanto, outras complicações podem aparecer, como:

  • Trauma contuso (ferimento que não envolve perfuração);
  • Síndromes neurológicas que, na maioria dos casos, são temporárias;
  • Lesões musculares;
  • Lesões oculares, incluindo catarata induzida;
  • Lesões de pele;
  • Queimaduras.

Fonte: CDC e Clima Tempo