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Dia mundial da saúde mental | Quais os benefícios do abraço para a mente?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Outubro de 2022 às 12h30

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Halfpoint/Envato
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Nesta segunda-feira (10), autoridades de saúde, médicos e entidades civis celebram o Dia da Saúde Mental, onde buscam formas de elevar o nível de bem-estar geral dos indivíduos. Isso pode ser feito de formas complexas, como a discussão de novas políticas, mas também de maneiras simples, como a importância do abraço. Sim, o simples gesto de abraçar pode fazer muito pelo seu corpo e proporciona inúmeros benefícios, segundo a ciência.

O consenso é que dar ou receber um abraço pode melhorar o nível de saúde mental de um indivíduo. No momento, estudos já observaram que ser abraçado diminuí os níveis de estresse do corpo, devido ao hormônio ocitocina. Além disso, pesquisas preliminares indicam que abraçar aumenta a imunidade do organismo.

Por que receber um abraço melhora sua saúde mental?

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Se instintivamente você se sente melhor depois de um abraço, saiba que isso pode ser explicado através da bioquímica do organismo e que é algo complementarmente esperado. "Quando recebemos um abraço, há liberação do hormônio ocitocina. Esse é aquele químico bom que, quando é liberado, nos sentimos ligados às pessoas ao nosso redor”, explica Susan Albers, psicóloga da Cleveland Clinic, em comunicado.

A ocitocina está ligada com a felicidade e com menores níveis de estresse. Além disso, o abraço tem um segundo efeito químico no corpo, lembra Albers. “Há também uma diminuição no cortisol — o hormônio do estresse —, que é bombeado pelo nosso corpo quando nos sentimos estressados ​​ou sobrecarregados”, conta.

Somando os benefícios químicos, abraçar é também uma maneira não verbal de comunicação e que transmite sensação de segurança. Idealmente, um bom abraço deve ter pelo menos entre 5 e 10 segundos.

E se a pessoa não gostar de abraços?

Os benefícios do abraço para a saúde mental só valem para aqueles que gostam de ser abraçados. “Lembre-se de que nem todo mundo gosta de abraços, então se for alguém ao do seu ciclo, um amigo ou um membro da família, saiba que tocar a mão ou esfregar as costas pode ser tão eficaz quanto dar um abraço caloroso”, orienta Albers.

Estudos avaliam os benefícios do abraço na saúde

Alguns estudos científicos já comprovam os benefícios do abraço na saúde mental. Liderado por pesquisadores da Ruhr University Bochum, na Alemanha, um estudo descobriu que, em mulheres, o abraço diminuí os efeitos do estresse ligado ao cortisol.

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"Em mulheres, abraços de curta duração antes de situações sociais estressantes, como exames ou entrevistas, podem reduzir a resposta do cortisol nessa situação", afirmam os autores em estudo publicado na revista Plos One. O curioso é que o efeito estava mais concentrado e era significativo apenas em mulheres. Outras formas de medição são necessárias para entender o mecanismo em homens.

Nos Estados Unidos, uma equipe de cientistas da Carnegie Mellon University descobriu que abraços podem impactar o nível de imunidade e manter as pessoas mais saudáveis. Publicado na revista Psychological Science, o estudo com mais de 400 adultos revelou que abraços reduzem a chance de uma pessoa ficar doente, após experimento com um vírus que provoca resfriados.

Fonte: Plos ONE, Psychological ScienceCleveland Clinic e Healthline