Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia do enfermeiro | Por que a data é comemorada em 12 de maio?

Por| 12 de Maio de 2020 às 18h17

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Nesta terça-feira (12), comemora-se o Dia Mundial da Enfermagem, mas você sabe o porquê? Acontece que é o aniversário de 200 anos da britânica Florence Nightingale, considerada pelo mundo inteiro como a mãe dessa profissão tão digna de honra (principalmente em um período como este que estamos vivendo atualmente). 

O principal reconhecimento de Florence Nightingale vem de sua forma de cuidar de soldados feridos e de treinar as enfermeiras no século XIX, atitude que salvou muitas vidas. Em 1860, a britânica lançou o livro Notas sobre Enfermagem, onde ressaltou uma prática que estamos alertando muito nos últimos tempos: lavar as mãos. Ela que foi a responsável por implementar essa prática de higiene (assim como várias outras) nos hospitais onde cuidavam dos feridos da Guerra da Crimeia. É preciso considerar que, nessa época, não se prestava muita atenção nos hábitos de lavar as mãos e de como isso era sério.

A britânica também prestava muita atenção em alertar as pessoas e defender melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que vinham da água, como cólera e febre tifoide. Para ela, todos os interiores domésticos deveriam ser mantidos limpos. Algo que também se destacava em Florence era a sua compaixão, uma vez que ela chegava até mesmo a escrever cartas para os entes queridos a pedido de seus pacientes, por exemplo. Naquela época, o exército nem sempre informava as famílias quando os soldados eram mortos, mas Nightingale sentia o dever de fazê-lo.

Continua após a publicidade

Vale notar também que ela escreveu milhares de cartas em campanha pela saúde pública,  e usou sua influência para se relacionar com a rainha Victoria e com políticos importantes. Foi também com base em sua experiência na Crimeia que ela aprendeu sobre o planejamento e o design eficiente do hospital. 

Enfermeiros: heróis nessa pandemia

Continua após a publicidade

No mês passado, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, ocasião em que fizemos uma matéria especial aqui no Canaltech enaltecendo os profissionais da área, que vêm se arriscando dia após dia ao fazer o possível para proporcionar atendimento e cuidados aos pacientes com a COVID-19. E neste Dia da Enfermagem, vale tornar a reconhecer a importância desses profissionais. 

Nos hospitais brasileiros, a taxa de mortes desses profissionais, principalmente, dos enfermeiros (no masculino por causa do plural, mas quase 85% desses trabalhadores são do sexo feminino) é bastante alta. A letalidade da doença chega a 2,8%. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até hoje (7), foram identificadas 80 mortes de enfermeiros em decorrência da COVID-19 no país. Desde a descoberta, ou desde a fase inicial do surto de coronavírus, profissionais de saúde estão literalmente dando suas vidas para salvar outras pessoas, isolando-se de suas famílias, dedicando uma atenção extrema. Registramos aqui um sincero agradecimento a esses profissionais!

Fonte: Com informações de Time