Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 pode levar à disfunção erétil de longo prazo, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Maio de 2021 às 16h55

Link copiado!

Vladdeep/envato
Vladdeep/envato

Em dezembro de 2020, o Canaltech tentou entender se existe a possibilidade de COVID-19 causar disfunção erétil. Em um novo estudo da Universidade de Miami publicado no World Journal of Men's Health, um grupo de pesquisadores ressalta essa consequência de longo prazo. 

No estudo, os pesquisadores descobriram que a COVID-19 pode resultar em disfunção endotelial, que consiste distúrbio da função dos vasos sanguíneos do coração, que se contraem em vez de se dilatarem, contribuindo para a disfunção erétil. 

Para o estudo, foram examinados os tecidos de apenas quatro homens que se submeteram a cirurgia de prótese peniana para tratar disfunção erétil. Dentre eles, dois contavam com histórico de COVID-19, e dois não. Os responsáveis pelo estudo descobriram que os homens que foram infectados com a doença anteriormente tinham seis vezes mais chance de desenvolver disfunção erétil que os outros.

Continua após a publicidade

A conclusão veio à tona depois que o grupo descobriu que dois dos quatro homens que haviam contraído COVID-19 tinham evidências de disfunção endotelial. Os outros dois que estavam livres do vírus, não. Para os responsáveis pelos estudos, essas descobertas representam mais uma razão para colocar em prática as medidas de prevenção contra a COVID-19 e, claro, tomar a vacina quando chegar a hora. 

"Nosso estudo sugere que a disfunção disseminada das células endoteliais da infecção por COVID-19 pode contribuir para a disfunção erétil resultante", conclui a análise.

Fonte: World Journal of Men's Health via Futurism