Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus já levou mais de 700 mil pessoas à morte em todo o mundo

Por| 05 de Agosto de 2020 às 17h40

Link copiado!

Ana Schvets/Pexels
Ana Schvets/Pexels

Desde o aparecimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no final do ano passo, já se passaram oito meses e a COVID-19 foi classificada como uma pandemia — quando a doença é disseminada de forma global —, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). Nesta quarta-feira (5), o número total de mortos pelo vírus ultrapassou a marca dos 700 mil, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.

No ranking global, Estados Unidos (157 mil mortes), Brasil (95 mil mortes), México (48 mil mortes), Reino Unido (46 mil mortes) e Índia (39 mil mortes), lideram, de forma decrescente, a lista total de óbitos acumulados pelo novo coronavírus desde o aparecimento da COVID-19.

Continua após a publicidade

Entre os 10 países que mais registram casos do novo coronavírus, estão: Estados Unidos (4,7 milhões de casos); Brasil (2,8 milhões de casos); Índia (1,9 milhões de casos); Rússia (864 mil casos); África do Sul (521 mil casos); México (449 mil casos); Peru (439 mil casos); Chile (364 mil casos); Colômbia (334 mil casos); e Irã (317 mil casos).

Epicentro nas Américas

Mesmo que a OMS descreva a situação da COVID-19 como "uma grande onda" que percorre todo o globo — e não como várias ondas independentes —, existem alguns epicentros bastante determinados do coronavírus. São as Américas, com os Estados Unidos na América do Norte e os países da América Latina, que está representada por cinco (Brasil, México, Peru, Chile e Colômbia) dos 10 países com mais casos do coronavírus. 

Continua após a publicidade

Inicialmente, a pandemia atingiu de forma mais tardia a América Latina, que abriga cerca de 640 milhões de pessoas. Agora, as autoridades de saúde pública locais têm lutado para controlar a propagação do novo coronavírus por causa da pobreza de algumas regiões e de cidades densamente ocupadas. Segundo o Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas, mais de 100 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe vivem em áreas precárias. 

Além das Américas, a Índia (um dos países mais populosos do mundo) está vivendo, drasticamente, um crescimento no número de casos da COVID-19, isso porque registra mais 50 mil novos casos de coronavírus por dia nas últimas semanas e pode, inclusive, ultrapassar os casos totais do Brasil se mantiver essa tendência.

Fonte: NewsInfo