SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como melhorar a capacidade de raciocínio de crianças em casa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Outubro de 2023 às 14h08

Link copiado!

Newman_studio/Envato Elements
Newman_studio/Envato Elements

Nesta quinta-feira (12), data popularmente conhecida como o Dia das Crianças, é importante lembrar a importância dos pequenos receberem estímulos dentro de casa, além da escola. Inclusive, pesquisadores da Finlândia descobriram hábitos que melhoram a capacidade de raciocínio, após acompanhar um grupo de aproximadamente 500 crianças por dois anos.

"Mudança na qualidade da dieta e o aumento da prática de esportes e da leitura foram associados à melhora da cognição", afirmam os pesquisadores da University of Eastern Finland no estudo, que foi publicado na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.

Continua após a publicidade

Além desses hábitos e estímulos mencionados, inúmeros fatores também podem contribuir com o desenvolvimento intelectual de uma criança, melhorando tanto o desempenho acadêmico quanto a capacidade de resolução dos problemas do dia a dia. Por exemplo, a convivência com amigos, brincadeira com jogos — virtuais ou de tabuleiro — ou ainda a relação com pets.

Benefícios dos esportes e da leitura

Na pesquisa, um dos comportamentos que melhoraram o raciocínio das crianças foi a prática de esportes. A partir de estudos anteriores, a equipe sugere que este impacto positivo seja gerado por um conjunto de fatores recorrentes nas atividades esportivas, como:

  • Estímulos para aprendizagem motora;
  • Estímulos cognitivamente desafiantes, o que promove novas conexões neurais;
  • Aumento da interação social;
  • Estímulo à busca de objetivos pré-definidos, como brincar e vencer.
Continua após a publicidade

No caso da leitura, os cientistas lembram que “ler um livro [ainda mais em voz alta] requer criatividade e habilidades vocais, visuais, auditivas e imaginárias, o que pode melhorar a cognição como um todo”. Conciliar todos esses estímulos pode ser desafiador e enriquecedor para uma criança.

Por outro lado, as análises indicaram que excesso de sedentarismo e tempo de tela não geram benefícios associados à capacidade de raciocínio. Outros estudos já demonstraram que o excesso de tela pode impactar no atraso do desenvolvimento.

Impacto da dieta em crianças

Continua após a publicidade

Curiosamente, outro fator importante relacionado com a função cognitiva foi a dieta. “Crianças com hábitos alimentares mais saudáveis ​​apresentaram maior desenvolvimento cognitivo do que as outras”, afirma Sehrish Naveed, uma das autoras do estudo, em nota.

“Especificamente, dietas com melhor qualidade nutricional, menor consumo de carne vermelha [e salsichas] e maior consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura foram associados a melhores níveis de capacidade de raciocínio”, acrescenta Naveed.

Com base nos resultados de estudos em animais, uma possível explicação pode ser que o consumo elevado de carne vermelha e salsichas tenha efeitos adversos na plasticidade cerebral, sugere o estudo. Só que, neste caso, pesquisas complementares ainda precisam comprovar a hipótese.

Continua após a publicidade

Independente dos motivos, incentivar hábitos alimentares saudáveis, como o consumo de frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras, parece ser uma boa alternativa para o desenvolvimento das crianças, ainda mais pela capacidade de estimularem a capacidade intelectual.

Fonte: Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports e University of Eastern Finland