Publicidade

8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2022 às 11h10

Link copiado!

Gstockstudio/Envato
Gstockstudio/Envato

Para medir a inteligência, o uso dos testes de QI (Quociente de Inteligência) é considerado o método padrão. No entanto, especialistas afirmam que ser muito inteligente não está apenas relacionado com o raciocínio lógico e nem com a capacidade de memorização de informações — característica muito avaliada em programas de auditório. Na verdade, as pessoas realmente inteligentes também devem ter boa capacidade de adaptação e precisam saber como lidar com as suas emoções.

"Uma pessoa altamente inteligente é aquela que é flexível em seu pensamento e pode se adaptar às mudanças, ela pensa antes de falar ou agir, e é capaz de gerenciar efetivamente suas emoções", explica Catherine Jackson, psicóloga clínica, para o site Bustle. As pessoas muito inteligentes "possuem vários tipos diferentes de inteligência, incluindo, mas não se limitando à inteligência intelectual, social e emocional”, acrescenta.

Continua após a publicidade

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

1. Ser curioso e questionador

Questionar é uma atitude comum entre as pessoas muito inteligentes, segundo a psicoterapeuta Christine Scott Hudson, do Create Your Life Studio. "Pessoas inteligentes se envolvem com suas paixões e fazem perguntas como quem, o quê, quando, onde, como, por que e se", explica. Além disso, tendem a se interessar facilmente por aquilo que é diferente, como uma nova cultura.

Aqui, vale explicar que isso não significa que pessoas curiosas e questionadoras leiam centenas de livros por ano. Na verdade, elas podem adquirir esse conhecimento de diferentes formas, através de documentários, conversas, viagens ou estudos.

Continua após a publicidade

2. Ter empatia é fundamental

Conseguir compreender os outros parece ser uma característica comum entre as pessoas inteligentes. "Há uma correlação entre a elevada inteligência emocional e o QI alto em avaliações psicológicas", afirma a psicoterapeuta. "Sabemos que quanto maior a pontuação de uma pessoa em traços de empatia, maior a pontuação em traços de compreensão verbal efetiva", avisa.

3. Você é observador?

Nem sempre a pessoa mais inteligente de um grupo é aquela que fala mais. "Em um mundo onde as pessoas falam para provar quem são, as pessoas altamente inteligentes são o oposto", conta Hudson. Isso porque elas estão mais ocupadas em observar o mundo ao seu redor e entender como ele funciona, incluindo os padrões mais sutis.

Continua após a publicidade

4. Capacidade de autocontrole

Para ser uma pessoa muito inteligente, especialistas destacam a habilidade do autocontrole, ou seja, a capacidade de saber em como lidar com as suas emoções e impulsos. A habilidade é essencial para enfrentar situações de desconforto e, via de regra, facilitam a sua resolução.

5. Reconhecer os limites

Continua após a publicidade

Parte do ser inteligente está em compreender que você não pode resolver tudo e tem limites. Para Hudson, as pessoas inteligentes "conhecem seus limites e podem admitir isso. Isso permite que elas estejam abertas a aprender mais com os outros e em situações diferentes".

6. Você sabe encarar o mundo?

“Em vez de serem rígidos sobre o que deve acontecer, eles permanecem mentalmente flexíveis — de mente aberta — e podem se ajustar facilmente à vida, não importa o que aconteça”, afirma a psicoterapeuta sobre uma das capacidades de pessoas muito inteligentes. Insistir que o mundo gira ao seu redor pode causar grande insatisfação, além de ser improdutivo.

Continua após a publicidade

7. Capacidade de diálogo é essencial

“Esquecemos que tudo na vida é um diálogo. Pessoas inteligentes reconhecem que os outros têm informações e insights que, através de uma conversa compartilhada, ajudarão a crescer, expandir sua sabedoria e aprimorar seu intelecto”, afirma a antropóloga Andi Simon no livro Rethink: Smashing the Myths of Women in Business. Por isso, nunca deixe de conversar e também de verbalizar suas ideias.

8. Posso confiar em você?

Por último, as pessoas realmente inteligentes costumam ser confiáveis e inspiradoras. “Em pesquisas realizadas em diferentes países, os resultados sugeriram que a confiança está associada a indivíduos inteligentes e funciona como um valioso recurso social que influencia a forma como as pessoas seguem as outras”, completa Simon.

Continua após a publicidade

Se você não se identificou com os oito sinais comuns em pessoas muito inteligentes, isso não deve ser encarado como um problema. Embora alguns indivíduos "nasçam" ou desenvolvam essas habilidades desde pequenos, esses comportamentos também podem ser aprendidos. Em outras palavras, nunca é tarde para turbinar sua capacidade intelectual de uma forma que não é óbvia.

Fonte: Bustle