Cientistas descobrem por que o sistema imune masculino é pior contra a covid-19

Por  • Editado por Luciana Zaramela |

Reprodução: Freepik

A ciência já conhecia algumas diferenças entre as respostas de organismos humanos femininos e masculinos à infecção por covid-19, como a maior suscetibilidade dos homens ao vírus. Embora não saibamos até hoje todos os fatores envolvidos nessa diferença, pesquisadores da Universidade de Osaka descobriram um processo do sistema imune que regula pelo menos parte do que diferencia os sexos durante a infecção pelo SARS-CoV-2.

Nos holofotes, estão as células T regulatórias, também chamadas de linfócitos Treg, envolvidas na produção das proteínas de anticorpos, responsáveis por lutar contra os patógenos da covid-19. Apesar de combater infecções virais, os anticorpos também são responsáveis por muitos dos sintomas agudos da doença, já que problemas na sua regulação podem levá-los a atacar o próprio corpo, algo comum com o coronavírus.

Resposta imune e os sexos

A resposta humoral, parte do que chamamos de imunidade humoral é um processo envolvido na produção dos anticorpos, que acaba desregulado com a covid-19. Normalmente, os linfócitos Treg são responsáveis por esse controle, regulando outras células imunes para que não atuem com tanto afinco a ponto de afetarem o organismo negativamente. A força da resposta imune é diretamente ligada a essa atividade.

Uma subdivisão desses linfócitos é representada pelas células T foliculares regulatórias, ou células Tfr, diretamente responsáveis pelo controle da produção de anticorpos. Os cientistas notaram que, em pacientes masculinos, essas células em circulação são perdidas em taxas muito maiores, também identificando, a partir disso, diferenças em toda a rede de tipos celulares ligados à produção de anticorpos em relação ao sexo do indivíduo.

Diversos pacientes de covid-19 acabam produzindo "autoanticorpos" como parte da resposta à infecção pelo patógeno, que acabam atingindo proteínas produzidas pelo próprio corpo humano ao invés de mirar no invasor. Com isso, fatores de proteção do corpo podem acabar afetados, e a produção desses fatores pode ter um papel crítico na progressão da infecção.

A regulação do sistema imune por células Treg, portanto, pode ser um aspecto chave no entendimento da suscetibilidade e recuperação da covid-19, nas palavras dos pesquisadores responsáveis. Para descobrir isso, foi utilizada espectrometria de massa em proteômica de células únicas, um método que permitiu a análise de células imunes individuais. Enquanto nas mulheres havia mais células Tfr circulando, nos homens, haviam níveis maiores de anticorpos.

Fonte: Immunology and Inflammation