Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Café com leite tem efeito anti-inflamatório no organismo, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Janeiro de 2023 às 14h36

Link copiado!

DragonImages/Envato
DragonImages/Envato

Em novo estudo da Universidade de Copenhangue, cientistas descobriram que uma combinação das substâncias presentes no café e no leite pode ter um efeito anti-inflamatório muito positivo, reforçando os benefícios da bebida, bem popular no Brasil. Os responsáveis são os polifenóis do café e os aminoácidos do leite, mais especificamente.

O polifenol, uma das substâncias-alvo da pesquisa, é encontrado em vegetais, plantas, frutas e especialmente no café. Ele auxilia na redução do estresse oxidativo do corpo, o que pode levar a inflamações em nosso organismo. Esse potencial foi a teste em conjunto com os aminoácidos, presentes na proteína do leite, por exemplo, para checar se a combinação aumenta a efetividade do efeito benéfico.

Continua após a publicidade

Duas vezes melhor

Para tal, os cientistas provocaram inflamações em células do sistema imunológico isoladas em laboratório. O primeiro grupo de amostras recebeu diversas doses de polifenóis em reação com aminoácidos, exatamente como ocorre quando combinamos café com leite. Outro grupo recebeu apenas os polifenóis, sem adição, e um último grupo, de controle, não recebeu nenhuma das substâncias.

Os resultados, segundo os pesquisadores, foram muito promissores, já que as células imunes que receberam a combinação das substâncias apresentaram uma eficácia 2 vezes maior no combate à inflamação quando comparadas com as células apenas tratadas com polifenóis. Boas notícias para os fãs do pingado matinal, não é?

Continua após a publicidade

Para completar e confirmar as benesses, os autores comentaram que a reação entre os polifenóis e as proteínas em questão também ocorre nas combinações de café com leite presentes no estudo, e, na verdade, acontece tão rápido que foi até difícil evitá-la nos alimentos estudados. Por isso, é possível, segundo eles, que um prato de carne com legumes ou um smoothie com proteína (como leite e iogurte) também tenha reações parecidas.

O efeito de inibição da inflamação celular pela mistura revigorante foi confirmado em laboratório, mas ainda não foi testado em humanos. O próximo passo da pesquisa, conforme os cientistas, é justamente pular para o teste em ensaios clínicos no nosso organismo. Na próxima vez que for à padaria, então, não hesite: peça seu café com leite sem medo!

Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry