Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro de 23 anos é internado com óleo de vape no pulmão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Agosto de 2023 às 18h16

Link copiado!

maksimovata/envato
maksimovata/envato

Os casos de complicações à saúde desencadeados pelo uso excessivo de vape têm sido cada vez mais frequentes. Um deles é o do resgatista de fauna Gabriel Nogueira Souza, que em apenas três meses de uso, passou a enfrentar graves consequências: em um determinado momento, acordou tossindo sangue, com dor no corpo, sem conseguir se levantar. Foi levado às pressas ao hospital.

Em entrevista ao veículo BBC News, o brasileiro contou que ficou internado por um mês. O diagnóstico foi de vidro fosco no pulmão — uma alteração que aparece no pulmão como uma espécie de mancha e, no exame, assemelha-se a um vidro embaçado, responsável por indicar uma série de problemas.

Além disso, o jovem também teve broncopneumonia — uma inflamação das estruturas internas do pulmão, os brônquios e os alvéolos — e enfisema pulmonar, uma irritação crônica onde os alvéolos pulmonares são destruídos.

Continua após a publicidade

Frente ao ocorrido, os médicos passaram um antibiótico injetável para o paciente, e explicaram que não foi o cigarro comum que causou os danos — uma vez que ele fumava desde os 18 anos, e foi internado aos 23.

Na verdade, nos exames, ficou constatado que dentro dos brônquios tinha óleo contido nos cigarros eletrônicos. Conforme alerta a equipe médica, o quadro é irreversível: o óleo não tem como sair do pulmão.

Homem tosse quase 1,5 litro de sangue após fumar vape

Mas Gabriel não foi o único: em março deste ano, um homem tossiu quase 1,5 litro de sangue após fumar vape. Trata-se do americano Dustin Fitzgerald, de 45 anos, que teve uma pneumonia por conta da umidade acumulada nos pulmões.

Continua após a publicidade

Viciando no dispositivo, o paciente chegou a usar por até 12 horas por dia ao longo de 10 meses, além de apostar em aparelhos contendo mais líquido do que o legalmente permitido. Para se ter uma noção da situação, ao ser internado, ele foi posto em quarentena por risco de hepatite e tuberculose.

Lutador perde parte do pulmão por conta do vape

Ainda neste mês, um jovem perdeu parte do pulmão por causa do vape. O atleta precisou passar por uma cirurgia de emergência como resultado, tendo parte de seu pulmão anteriormente removido após um colapso.

Continua após a publicidade

O caso se desdobrou quando ele sentiu uma dor aguda nas costas enquanto trabalhava, e foi levado às pressas para um centro de atendimento de urgência próximo para verificar seus sinais vitais. O raio-x mostrou que o pulmão direito havia colapsado.

Vape faz mal para a saúde

Já vimos diversos malefícios do vape, como disfunção erétil, além de infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon. O uso do dispositivo também está associado a mutações gênicas similares às do fumo.

Fonte: BBC NewsAmerican Journal of Preventative MedicineScientific Reports