Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil registra terceira morte pela monkeypox; paciente tinha 31 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Outubro de 2022 às 10h36

Link copiado!

s_kawee/envato
s_kawee/envato

Na segunda-feira (3), o Brasil confirmou a terceira morte por varíola dos macacos (monkeypox), desde a chegada do vírus em junho deste ano. O paciente tinha 31 anos e morava no município de Mesquita, no estado do Rio de Janeiro. O indivíduo estava internado há mais de um mês e apresentava comorbidades, segundo as autoridades de saúde locais.

Anteriormente, outra morte provocada pela monkeypox foi também registrada no Rio. Em Campos dos Goytacazes, paciente, de 33 anos, faleceu em decorrência da infecção em setembro deste ano. Além disso, o óbito de um indivíduo, com 41 anos, foi notificado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Em comum, todos eram do sexo masculino.

Entenda o caso do terceiro paciente que morre por causa da monkeypox no Brasil

Continua após a publicidade

Segundo a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o paciente, de 31 anos, estava internado há mais de um mês na capital fluminense, quando foi ao óbito em decorrência da infecção provocada pela monekypox.

Antes do quadro de infecção pela varíola dos macacos, o homem já apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença. Durante a hospitalização, o paciente chegou a receber o medicamento experimental tecovirimat — o que provocou uma melhora parcial das lesões. No entanto, sofreu uma parada respiratório no sábado (1), o que acarretou em sua morte.

Casos da varíola dos macacos no país

Continua após a publicidade

Segundo a última atualização, feita na sexta-feira (30), o Ministério da Saúde contabiliza 7.869 casos oficiais da varíola dos macacos no Brasil, incluindo duas mortes — isso porque o novo óbito do Rio de Janeiro ainda não estava notificado. Além disso, outros 4.905 casos são considerados suspeitos para a infecção e aguardam o resultado dos exames.

A seguir, confira os cinco estados que mais registram casos da monkeypox:

  • São Paulo: 3.718 casos da varíola dos macacos;
  • Rio de Janeiro: 1.054 casos;
  • Minas Gerais: 500 casos;
  • Goiás: 486 casos;
  • Ceará: 332 casos.

Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde