Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Varíola dos macacos pode causar encefalite e convulsões, revela estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Setembro de 2022 às 18h40

Link copiado!

Footageproduction/Envato
Footageproduction/Envato

Além das erupções na pele, a varíola dos macacos (monkeypox) pode causar outras complicações nos pacientes, como problemas neurológicos graves. Após revisar sintomas da doença relatados em surtos anteriores, pesquisadores britânicos revelam que pessoas infectadas podem sofrer com casos de encefalite — um tipo de inflamação cerebral, que é potencialmente mortal —, confusão mental e convulsões.

Publicada na revista científica eClinicalMedicine, a revisão sistemática — investigação que compara resultados obtidos por outros estudos — sobre as complicações neurológicas da varíola dos macacos foi desenvolvida por uma equipe de diferentes centros de pesquisa do Reino Unido, incluindo a University College London.

Continua após a publicidade

No total, foram analisados 19 estudos — e 1,5 mil voluntários inscritos nas pesquisas — sobre a varíola dos macacos e os sintomas da infecção. Dados foram coletados nos Estados Unidos, Nigéria, República Democrática do Congo e Reino Unido.

Encefalite e convulsões são sintomas da varíola dos macacos

Para além dos sintomas clássicos da varíola dos macacos, como dor de cabeça, fadiga, perda de força ou ainda dores musculares, o vírus da monkeypox pode provocar uma série de alterações neurológicas nos pacientes infectados.

“Descobrimos que complicações neurológicas graves, como encefalite e convulsões, embora raras, foram observadas em casos de varíola dos macacos e justificam preocupação", afirma o pesquisador da UCL e principal autor do estudo, Jonathan Rogers, em comunicado.

Continua após a publicidade

A partir dos surtos anteriores, os cientistas estimaram que convulsões e casos de encefalite afetem entre 2% a 3% dos pacientes que desenvolveram formas graves da varíola dos macacos e, por causa do vírus, precisam ser hospitalizados.

No surto atual, ainda não é possível estimar a prevalência de complicações neurológicas."No entanto, dois casos foram relatados recentemente de encefalite confirmada por varíola dos macacos na Espanha", explica James Brunton Badenoch, da Queen Mary University of London e outro autor do estudo, em artigo para o site The Conversation.

"Não sabemos quais fatores estão causando esses problemas neuropsiquiátricos em pessoas com a varíola dos macacos. Gostaríamos de saber se a cepa do vírus da varíola dos macacos e a gravidade da infecção afetam esses desdobramentos", destaca Badenoch.

Monkeypox pode deixar sequelas neurológicas?

Continua após a publicidade

Somando os casos de convulsões e encefalite, “também há evidências de que distúrbios de humor, como depressão e ansiedade, são relativamente comuns em pessoas diagnosticadas com a varíola dos macacos”, acrescenta o pesquisador Rogers. Estas seriam complicações que durariam mais que a fase aguda (o pico) da doença.

No entanto, os estudos revisados ​​não acompanharam os pacientes por um longo prazo, o que limita o entendimento sobre a extensão das sequelas da varíola dos macacos. Por isso, mais estudos são necessários para entender o real impacto da atual onda de casos de monkeypox na população global.

Casos da varíola dos macacos no Brasil

Na noite de quarta-feira (7), o Ministério da Saúde contabilizava 5.726 casos oficiais da varíola dos macacos no Brasil, incluindo duas mortes. Além disso, outros 5.769 casos são considerados suspeitos para a infecção e aguardando o resultado dos exames. Entre os estados, São Paulo lidera, com 3.232 diagnósticos. Em seguida, estão Rio da Janeiro (805) e Minas Gerais (313).

Continua após a publicidade

Fonte: eClinicalMedicine, EurekaAlert!, The Conversation, e Ministério da Saúde